Capela do Calvário (Ferreira do Alentejo)

by | 28 Set, 2022 | Baixo Alentejo, Lugares, Monumentos, Províncias, Religiosos

Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

A Capela do Calvário tornou-se a marca de Ferreira do Alentejo – e para isso, bastará observar o logo que o município adoptou, que ilustra a singular cúpula deste pequeno monumento, actualmente considerado Imóvel de Interesse Público.

Igreja das Pedras

Conhecida tanto por Capela do Calvário como por Capela de Santa Maria Madalena como até por Igreja das Pedras, o mais famoso templo de Ferreira do Alentejo surpreende logo à primeira vista. O que é aquilo? O que se passa na cobertura? Porquê a aleatoriedade das pedras?

A estranheza advém das várias pedras graníticas que, sem qualquer recorte ou pintura, se vão espalhando pela parede caiada, aumentando a concentração à medida que sobem cúpula acima, até ao lanternim que a encima e ilumina o interior.

O povo arranjou duas explicações para justificar as saliências pétreas: por um lado, diz que as mesmas representam o apedrejamento sofrido por Jesus no seu Calvário, apedrejamento esse que não é, em bom rigor, descrito na Bíblia; por outro, diz que as pedras ilustram a salvação de Maria Madalena, acusada de adultério e condenada a execução por apedrejamento. Ambas as teses encontram eco no altar guardado no interior da capela e que apresenta a imagem de Cristo crucificado tendo do lado esquerdo a Virgem Maria e do lado direito Maria Madalena.

E de caminho, porque não mencionar a alternativa explicação de José Hermano Saraiva que relaciona as pedras mal distribuídas pela superfície do templo com os espinhos da coroa de Cristo. Hermano Saraiva acrescenta ainda que, na parte inferior da capela, as pedras obedecem a uma certa geometria, formando o número cinco, referindo que tal disposição seria uma alusão às cinco chagas de Cristo.

A cruz de ferro junto ao lanternim

A cúpula enquanto possível reprodução do Monte Calvário

Contudo, olhando para este pequeno templo, arrisca-se uma quarta hipótese, não tão popular como as três previamente faladas. Talvez toda a superfície exterior da Capela do Calvário de Ferreira do Alentejo seja, na verdade, uma alegoria ao Calvário (ou Gólgota, usando o hebraico), isto é, ao monte onde Cristo morreu. Assim, as pedras que se dispersam pela ermida não teriam qualquer relação com um apedrejamento mas seriam, sim, miniaturas das pedras reais que existiriam na colina do Calvário. No topo da cúpula vemos, aliás, uma cruz de ferro, o que corresponderia ao lugar da crucificação.

Convém lembrar que a Capela do Calvário já mudou de sítio, até mais do que uma vez, E que a primeira ermida que, sem certezas, deverá ter origem no século XVII, esteve antes implantada na antiga rua do Calvário, actual rua Luís de Camões. Ora, é mais ou menos por aqui que, seguindo para sul, uma ligeira elevação cresce até terminar no Monte da Aviôa, bem perto do recente aeródromo, e passando no sítio onde antigamente se levantava o castelo (dando depois lugar ao cemitério). Estaria a Capela do Calvário situada num lugar sagrado que, pela própria topografia do terreno, lembrava o início da Via Sacra?

A Capela do Calvário das Pedras Negras

Especulações à parte, a Capela do Calvário tem um espelho de si mesma bem perto de Ferreira do Alentejo, na vila de Beringel. Também ela é ornamentada com saliências de pedra em seu torno. Também ela tem planta circular. Também ela é atribuída a Santa Maria Madalena. Apenas lhe falta a cúpula semi-esférica para o encaixe ser perfeito.

E diz ainda o historiador de arte Túlio Espanca, estudioso de vários monumentos portugueses, em particular dos alentejanos, que a ermida de Ferreira do Alentejo terá sido inspirada numa outra, esta construída em Beja, infelizmente demolida no início do século XX.

Parece haver, assim, uma premissa estética para as capelas alusivas ao Calvário no Baixo Alentejo.

Calvário das Pedras Negras, em Beringel

Ferreira do Alentejo – o que fazer, onde comer, onder dormir

A vasta maioria do que há para ver em Ferreira do Alentejo está na própria sede de concelho. Em primeiro lugar, no património religioso: a Capela do Calvário, símbolo maior da vila, é obrigatória, mas também a Igreja da Senhora da Conceição e a Igreja Matriz - que partilham a história de uma imagem que se crê ter ido com Vasco da Gama até à Índia -, merecem visita. Em segundo, o Museu Municipal - uma compilação da história e da cultura de Ferreira do Alentejo numa casa senhorial recuperada e de bonita fachada. Em terceiro, o bom gosto do Festival Giacometti, dedicado à cultura Ibérica, sobretudo a alentejana, homenageando da melhor maneira o homem que tanta recolha musical fez pelo país. E por último, a estátua da Ferreira, mulher de armas que deu nome à vila e que encontra eco noutras heroínas nacionais.

Para lá da urbe, Ferreira do Alentejo é uma exibição do Baixo Alentejo: planície infinita, casario caiado, chão de azeite e uva. Por falar em azeite, o Lagar do Marmelo disponibiliza pedagógicas visitas que devemos encarar como um primeiro passo para levar o nosso azeite mais a sério. E por falar em uva, o Vale da Rosa abre portas aos curiosos que queiram saber um pouco mais sobre a sua afamada uva sem grainha. Já na fronteira norte do concelho há um pequeno oásis, a Lagoa dos Patos, bem perto da Albufeira da Ribeira de Odivelas. E na fronteira oriental há a pequena povoação de Peroguarda, ainda hoje celebrada entre os locais como a mais alentejana do Alentejo, conforme afirmava a propaganda de António Ferro. Quanto ao artesanato, é fundamental conhecer as Cestas de Odivelas criadas na aldeia com o mesmo nome.

Na gastronomia local, destacam-se o Ferreirense (doce a lembrar uma Queijada de Sintra feito à base de amêndoa, ovos e Vinho do Porto) e o Cozido à Alentejana (um belo prato de tacho que mistura enchidos e carnes de porco com grão). Nos restaurantes recomendam-se O Chico (barato e simpático, com uma excelente Sopa de Cação) e O Portão (artesão da comida tradicional alentejana), ambos em Ferreira do Alentejo.

Quanto a camas confortáveis para passar a noite, destacam-se o Trendy and Luxe Bed & Breakfast (situado a sudoeste da vila), a Casa do Infante (uma elegante casa solarenga à saída de Ferreira do Alentejo) e o Monte da Floresta B&B (imediatamente a sul da vila).

Outras ofertas para dormir em Ferreira do Alentejo podem ser vistas em baixo:

Mapa

Coordenadas de GPS: lat=38.06152​; lon=-8.11742