Autores actuais

Para conhecer os que aqui escrevem

Ricardo Braz Frade

Ricardo Braz Frade

A consciência e a família empurraram-no para uma área de economia e gestão de empresas da qual saiu assim que pôde. Hoje, menos consciente, dedica-se a escrever sobre tudo o que merece ser contado acerca da cultura popular portuguesa. Um propósito que, descobriu ele, mais depressa o tira da cama do que a lenga-lenga da procura e da oferta.

Abriu, com três amigos, uma taberna na Baixa de Lisboa – Trobadores de nome, e é onde se encontra quando vai à capital. No resto do tempo, ou está no Porto, a cidade que ama e que escolheu como casa, ou numa aldeola serrana com mais cabras do que gente.

Carlos Carneiro

Carlos Carneiro

Carlos Carneiro é investigador doutorado em Línguas, Literaturas e Culturas, e colaborador do CEAUL (FLUL). Os seus interesses de investigação são no âmbito da literatura medieval irlandesa e a sua relação com a mitologia, assim como a sua influência na literatura e cultura medieval Europeia. As associações destas áreas de estudo com os Estudos Celtas também levaram o seu campo de investigação a expandir-se para o estudo interdisciplinar de cultura Celta em geral e especificamente o estudo das raízes Celtas nas regiões nortenhas da Península Ibérica e a sua relação cultural com as regiões europeias ao longo do Atlântico, assim como possíveis reminiscências culturais que sobreviveram nos folclore e etnografia Ibérica, Irlandesa e Britânica.

Manuel Patrão Lopes

Manuel Patrão Lopes

Beirão de origem, português de coração, vive actualmente nas colinas saloias, quando não anda em périplos nómadas por outras paragens lusas. Auto-intitula-se um curioso extremista, procurando em demasia novos saberes e experiências. Por vezes, consegue tornar fortuita essa cusquice e daí têm brotado alguns artigos sobre as relíquias escondidas por estas terras do Extremo Ocidente.

Focando-se na História pela História, sem adições e julgamentos, tem tentado trazer aos aventureiros que lêem os seus testemunhos, novos ângulos e perspectivas sobre culturas, arquitecturas, folclores e naturas. Duvidando que alguém esteja minimamente interessado sobre a sua vida e crenças, está no entanto sempre pronto a uma conversa ou tertúlia, especialmente acompanhada de um bom vinho e de umas ainda melhores moelas.

Siga-nos nas Redes Sociais