Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

Loriga é uma vila sacada da Suíça e atirada para o meio da Serra da Estrela.

Entre a Penha do Gato e a Penha dos Abutres, afunila-se a terra até quase lhe perdermos o fundo, e é lá em baixo, onde o braço não chega, que nos deixamos encantar pelo vale de socalcos de Loriga, e pela vila do mesmo nome, encravada entre as ribeiras de São Bento e das Naves. Sendo mais ou menos aceite que Loriga provenha do latim (de lorica, que significa couraça guerreira), não é de descurar uma eventual proveniência céltica, ou pelo menos celtizada, vindo assim de lobriga.

A vida em Loriga

Antes, por aqui, sobrevivia-se à conta de centeio e castanhas, e pouco mais. Vive agora de pastores e rebanhos, que andam de planalto em planalto ao sabor das vicissitudes da terra, atravessando a parte que sobra de uma ponte romana e de trechos de estradas tão antigas quanto esta. As transumâncias da Serra da Estrela têm aqui porto seguro, e são uma realidade tão óbvia quanto a do trânsito em Lisboa ou no Porto.

Na zona mais moderna da vila, apareceu entretanto o fabrico de têxteis e a metalurgia, com operários vindos maioritariamente da zona da Covilhã.

Ficou recentemente célebre a praia fluvial de Loriga. Não é para menos. Para quem se encontre longe do mar, e com tamanha quantidade de serras a separá-lo do mergulho salgado, a praia de Loriga é das mais bonitas do país, já referenciada por guias nacionais e internacionais. Temo-la quase só para nós, com o pulmão de Portugal, a Estrela, a insuflar à nossa frente.

Loriga e o avião inglês

Sucedeu-se aqui um episódio curioso: a queda de um avião inglês, junto à Penha do Gato, já quase no final da II Grande Guerra. Os seis tripulantes morreram e foram cuidadosamente retirados dos escombros estando ainda hoje sepultados no cemitério de Loriga.

O primeiro-ministro Britânico veio à vila, oito anos depois, homenagear os seus compatriotas, e até ao presente dia que Loriga recebe uma participação monetária vinda do Reino Unido para manutenção das campas.

Siga-nos nas Redes Sociais

Tradições de Loriga

Num hábito relativamente comum nos lugarejos mais inóspitos, também aqui se cantam as Janeiras à entrada do novo ano, e, por outro lado, se realiza um ritual singular, a passagem do Cambreiro, um mastro de madeira que recolhe enchidos para oferta a São Sebastião, protector dos animais, num acto que tem ainda muito de pagão.

A festa das festas é, contudo, a que homenageia a Nossa Senhora da Guia, devoção trazida por vendedores de lã vindos de Vila do Conde, e ainda hoje celebrada no mês de Agosto junto à capela do Monte Gemuro, de onde se tem uma ampla vista da vila, e onde loriguenses locais e loriguenses emigrados se juntam a reviver passados.

Seia – o que fazer, onde comer, onde dormir

No concelho de Seia, antes de pensar onde quer dormir, deverá perguntar a si primeiro o que quer fazer.

Para visitar a estância de esqui, o ideal é aproximar-se da Torre, não esquecendo que, ainda assim, as dormidas mais práticas até ficam no concelho de Manteigas. A Casa da Carvalha e o Loriga Hostel, ambos situados na vila de Loriga, são bastante recomendáveis, tal como a Casa do Forno, em Valezim.

Para experienciar turismo rural em aldeias de montanha, além dos supracitados, sugerimos o Abrigo do Outeiro em Cabeça (em Dezembro Cabeça cria a sua Aldeia Natal, altura em que convém marcar com alguma antecedência) ou as Casas do Soito na pitoresca vila de Lapa dos Dinheiros. Nesta vertente de turismo de natureza, torna-se uma quase obrigação visitar a mão cheia de cascatas que podemos ver nos vários Poços da Broca.

Caso a intenção seja ficar mesmo junto a Seia e ir à busca de bons repastos de cabrito com os inevitáveis Queijo da Serra e Bolo Negro a terminar refeições, lembrem-se da Quinta de Vodra. E já agora, aproveite-se para explorar o Museu do Pão e as capelinhas do Santuário de Nossa Senhora do Desterro bem como a famosa Cabeça da Velha.

Promoções para dormidas em Seia podem ser vistas em baixo:

Mapa

Coordenadas de GPS: lat=40.324447 ; lon=-7.690377

Siga-nos nas Redes Sociais