Romaria da Senhora da Agonia

by | 1 Jul, 2014 | Agosto, Festas, Minho, Províncias, Tradições

Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

Roteiros

A festa das festas do Minho. No noroeste de Portugal, sensivelmente a meio do mês de Agosto, a cidade de Viana do Castelo recebe a colorida, barulhenta e inesquecível Romaria da Senhora da Agonia, a Rainha das Romarias de Portugal.

Resumindo-se o Minho a alguma coisa, o que será sempre injusto, pois que seja à feira de cores que é a Senhora da Agonia

O Programa das Festas da Senhora da Agonia

No Bairro dos Pescadores, populares pintam tapetes de flores para a Santa pisar no dia seguinte. E é nessa alvorada que a festa arranca. A Procissão ao Mar dá a partida, com barcos enfileirados que carregam a relíquia da Senhora da Agonia entre a foz e o estuário do rio Lima, numa lembrança da ligação desta cidade aberta ao Atlântico. A Senhora é depois passeada, em terra, pelas ruas da Ribeira e volta à casa de onde partiu.

Depois disso é reboliço. Todos os dias, ao meio dia, juntam-se na Praça da República os que estão lá para a música: faz-se ao som da gaita-de-fole galega, daquela Galiza ali tão próxima, da concertina, companhia de toda e qualquer festa, e dos sempre minhotos Zés-Pereiras, de porte forte, a agarrarem e oscilarem mais de uma centena de bombos em pancadas de guerra que quase ensurdecem. Os cabeçudos e os gigantones, figuras de estatura superior e cabeças desproporcionais, rodopiam sobre si mesmos.

Aproxima-se então o carismático Cortejo da Mordomia, uma estrondosa exibição de cores, dos trajes das minhotas que os usam – as ditas mordomas, que envergam padrões representativos da sua freguesia -, ao ouro que deixam cair no seu peito e que é massa dos seus brincos. É cortado por mais fanfarra, num cortejo de plataformas alegóricas a lembrar os que surgem por alturas do Carnaval, embora neste caso num registo mais etnográfico. Guarde-se espaço para mais tarde, pela noite, na Fortaleza de Santiago da Barra, com nova homenagem à mulheres vianense. E para os churrascos, e para o festival das concertinas, e para o canto estridente das minhotas, e para o fogo de artifício a reflectir no espelho do rio Lima.

O momento mais sério é guardado para o fim, Domingo, o dia que o povo liga aos céus, e chega com a Procissão Solene, que veste os intervenientes a preceito para a representação de alguns episódios bíblicos.

Quando acaba sentimos a infelicidade a agoniar. Falta um ano até à próxima. A Senhora da Agonia não é só uma festa. É onde se condensa toda uma província portuguesa. Para animar, um pensamento: as Feiras Novas de Ponte de Lima estão mesmo ali à beira.

Siga-nos nas Redes Sociais

Viana do Castelo – o que fazer, onde comer, onde dormir

Viana do Castelo, última estação do rio Lima e famosa pelo coração que já é símbolo nacional, dispõe das melhores praias do norte, salvaguardando que nem sempre se fazem acompanhar com o melhor dos climas, como a Praia da Arda e a Praia de Afife, vizinhas uma da outra, e de grande beleza, escapando aos areais mais pedregosos a sul.

Nos rios há vários poisos onde se pode ir a banhos. A Cascata do Pincho, mais para dentro, na Montaria, que em dias quentes é bastante concorrida. Ou o Poço Azul, mais perto de Viana, e curiosamente mais tranquila do que a primeira.

Para os lados da sede de concelho, não se pode perder a mais famosa romaria do país - a Senhora da Agonia, todos os anos no mês de Agosto (difícil mesmo é ter onde ficar, tal a procura). O Santuário de Santa Luzia, guardião de toda a cidade, bem como o castro homónimo que lhe é anexo são de ida imperativa. No Natal, Viana do Castelo tem como tradição decorar sempre a mesma árvore na Avenida 25 de Abril. E não esquecer de se experimentar a cozinha da Tasquinha da Linda, junto à lota - preços acima da média mas compensatórios.

As dormidas em Viana do Castelo têm boa oferta. Na cidade, sugerimos a Casa Manuel Espregueira e Oliveira, uma luxuosa habitação oitocentista entretanto requalificada, e o Hotel FeelViana, do outro lado do Lima, com arrojada arquitectura em madeira. Mais para dentro, recomenda-se a Casa do Monte de Roques, com piscina e circundada por vinha (conforme o calendário, podemos ajudar na colheita) ou a Casa da Reina, rústica e também com direito ao vinho da casa.

Mais ofertas para Viana do Castelo em baixo:

Mapa

Coordenadas de GPS: lat=41.692296 ; lon=-8.828759

Siga-nos nas Redes Sociais