Cascata do Pincho

Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
A Cascata do Pincho ou, muito simplesmente, o Pincho, como é costume dizer-se junto dos locais, já foi um segredo. Deixou de ser a partir do momento em que uma estrada recentemente construída nos deixa lá à porta. Perdeu o sossego, ganhou a fama.
Cores e desamores do Pincho
Se conseguirmos visitar a Cascata do Pincho num dia pouco concorrido, o que é raro nos meses quentes, nunca mais esqueceremos tal sorte. A primeira vez que olhamos para ela despida de colonização, há uma máquina fotográfica mental, implantada em nós, que faz o clique. Toda a envolvente, as cascata sussurrante, as arredondadas fragas cobertas de limos, a vegetação de verde minhoto, e a lagoa esbanjada de azul turquesa, pede esse momento de registo para o futuro. Uma nota na nossa memória merecedora de moldura resistente.
Infelizmente, nem sempre é assim. Em Vila Praia de Âncora, nos dias em que o vento esfria, ou seja, nos dias de nortada, comuns no norte litoral, o destino muda de sentido, e ao invés de se procurar sol na costa, segue tudo para dentro, ao encontro das águas frias do rio Âncora. E de todas as lagoas que o Âncora dá, a do Pincho é a mais famosa, razão pela qual chegamos a ter uma fila de carros entediados à espera de lá chegar.
Não era assim antes. A Cascata do Pincho já foi selvagem, alcançada apenas pelos putos que conheciam bem a Serra de Arga que se lançavam pelo mato por desbravar. Para termos vestígios desse Pincho que se foi perdendo, teremos de escolher um dia de início de Primavera ou de final de Outono, quando o calendário, eventualmente, afasta a procura.
Como chegar
Temos duas alternativas – de carro e a pé.
A primeira tem truque. Muitas vezes o GPS guia-nos até uma estrada perpendicular à Nacional 305 – o problema é que a determinada altura a largura do atalho vai diminuindo e os calhaus aumentando de tamanho, deixando-nos sem sítio para inverter a marcha e com dificuldades para manobrar a marcha atrás. O ideal é entrarmos numa ruela na povoação de Espantar.
A segunda, sempre mais recomendável, é fazer os cerca de dez quilómetros de caminhada que vão de Montaria até à cascata, tornando depois ao ponto de partida – percurso conhecido como Trilho do Pincho, que junta ainda a passagem por outros pontos de interesse como os moinhos locais, o Calvário de Montaria ou a Fonte de Santa Bárbara. Tem sido promovida a Caminhada Passos de Memória, por Fevereiro, que faz precisamente este percurso.
Viana do Castelo – o que fazer, onde comer, onde dormir
Viana do Castelo, última estação do rio Lima e famosa pelo coração que já é símbolo nacional, dispõe das melhores praias do norte, salvaguardando que nem sempre se fazem acompanhar com o melhor dos climas, como a Praia da Arda e a Praia de Afife, vizinhas uma da outra, e de grande beleza, escapando aos areais mais pedregosos a sul.
Nos rios há vários poisos onde se pode ir a banhos. A Cascata do Pincho, mais para dentro, na Montaria, que em dias quentes é bastante concorrida. Ou o Poço Azul, mais perto de Viana, e curiosamente mais tranquila do que a primeira.
Para os lados da sede de concelho, não se pode perder a mais famosa romaria do país - a Senhora da Agonia, todos os anos no mês de Agosto (difícil mesmo é ter onde ficar, tal a procura). O Santuário de Santa Luzia, guardião de toda a cidade, bem como o castro homónimo que lhe é anexo são de ida imperativa. No Natal, Viana do Castelo tem como tradição decorar sempre a mesma árvore na Avenida 25 de Abril. E não esquecer de se experimentar a cozinha da Tasquinha da Linda, junto à lota - preços acima da média mas compensatórios.
As dormidas em Viana do Castelo têm boa oferta. Na cidade, sugerimos a Casa Manuel Espregueira e Oliveira, uma luxuosa habitação oitocentista entretanto requalificada, e o Hotel FeelViana, do outro lado do Lima, com arrojada arquitectura em madeira. Mais para dentro, recomenda-se a Casa do Monte de Roques, com piscina e circundada por vinha (conforme o calendário, podemos ajudar na colheita) ou a Casa da Reina, rústica e também com direito ao vinho da casa.
Mais ofertas para Viana do Castelo em baixo:
Mapa
Coordenadas de GPS: lat=41.79712; lon=-8.75379