Praia de Afife
Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
Roteiros
Entre praias de rochas submersas, a Praia de Afife e a sua vizinha Praia da Arda batem-se de pé com alguns aclamados areais do sul.
Faz parte das imensas estações balneares do distrito de Viana do Castelo e tem a reputação de ser uma das praias mais limpas do Minho.
A praia da ribeira
Situada a meio caminho entre Viana do Castelo e Caminha, defronte de um pequeno morro dedicado a Santo António e coroado com uma capela com o mesmo nome, a Praia de Afife apresenta um longo areal, intercalando o espaço que vai da Praia da Arda, a sul, e a Praia da Ínsua, a norte.
Serve quem vem em família, com miúdos de tenra idade, e quem procura mar que dê ondas para o corpo ou para a prancha – há provas e escola de surf que aqui tomam lugar no Verão. O primeiro grupo ficará satisfeito se se fixar do lado sul, a caminho da Praia da Arda, quando o pequeno Ribeiro de Afife cria um pequeno estuário de águas muito pouco profundas e sem qualquer agitação na parte alta do areal, razão pela qual todos os gaiatos e respectivos pais se concentram por ali. O segundo tem toda a largura da praia para si, já que as águas são bravias de uma ponta a outra – e na maré alta tenha-se cuidado com a rocha, de xisto ou quartzito, acinzentada o suficiente para se esconder no verde-escuro do mar.
O acesso é fácil: o principal está indicado na povoação de Afife e leva-nos até um parque de estacionamento completado com passadiços apoiados em estacas para não perturbar as ondulações dunares – adverte-se que, em época alta, é difícil arranjar lugar. Há outras opções para lá chegar, destacando-se um caminho alternativo, a sul, que nos deixa em cima da ribeira.
Viana do Castelo – o que fazer, onde comer, onde dormir
Viana do Castelo, última estação do rio Lima e famosa pelo coração que já é símbolo nacional, dispõe das melhores praias do norte, salvaguardando que nem sempre se fazem acompanhar com o melhor dos climas, como a Praia da Arda e a Praia de Afife, vizinhas uma da outra, e de grande beleza, escapando aos areais mais pedregosos a sul.
Nos rios há vários poisos onde se pode ir a banhos. A Cascata do Pincho, mais para dentro, na Montaria, que em dias quentes é bastante concorrida. Ou o Poço Azul, mais perto de Viana, e curiosamente mais tranquila do que a primeira.
Para os lados da sede de concelho, não se pode perder a mais famosa romaria do país - a Senhora da Agonia, todos os anos no mês de Agosto (difícil mesmo é ter onde ficar, tal a procura). O Santuário de Santa Luzia, guardião de toda a cidade, bem como o castro homónimo que lhe é anexo são de ida imperativa. No Natal, Viana do Castelo tem como tradição decorar sempre a mesma árvore na Avenida 25 de Abril. E não esquecer de se experimentar a cozinha da Tasquinha da Linda, junto à lota - preços acima da média mas compensatórios.
As dormidas em Viana do Castelo têm boa oferta. Na cidade, sugerimos a Casa Manuel Espregueira e Oliveira, uma luxuosa habitação oitocentista entretanto requalificada, e o Hotel FeelViana, do outro lado do Lima, com arrojada arquitectura em madeira. Mais para dentro, recomenda-se a Casa do Monte de Roques, com piscina e circundada por vinha (conforme o calendário, podemos ajudar na colheita) ou a Casa da Reina, rústica e também com direito ao vinho da casa.
Mais ofertas para Viana do Castelo em baixo:
Mapa
Coordenadas de GPS: lat=41.78024; lon=-8.87103