Praia da Ursa

by | 17 Dez, 2014 | Estremadura, Lugares, Natureza, Praias, Províncias

Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

A pergunta que se impõe é como chegar à Praia da Ursa – uma das mais belas do país – que se esconde por trás das falésias que levantam o Cabo da Roca, a que quase só o mar tem acesso, situada na costa do Parque Natural de Sintra.

O nome deriva de um dos enormes calhaus que se prega ao areal, a que deram o nome de ursa, e já lá vamos à lenda. Ao seu lado há um outro, baptizado de gigante. É um esconderijo tão fora do alcance dos olhos que serviu bem para alguns nudistas o experimentarem.

Os difíceis acessos à Praia da Ursa tornam-na numa das mais bonitas praias desertas de Portugal

Acesso à Praia da Ursa

O acesso não é fácil, e obriga a alguma habilidade e paciência. Faz-se por um pequeno trilho que segue para a direita antes de chegarmos à turistada que se aparca no Cabo mais ocidental da Europa continental. O condutor menos distraído dá com a placa que a aponta, e pode por aí seguir e estacionar um pouco mais à frente.

Não se livra, no entanto, de uma acidentada descida por um caminho pouco visível, que obriga a algum sentido de travagem nos pés, na ida, e a uma boa força de pernas, na vinda. É aconselhável que se percorra o trilho do lado sul, evitando a entrada norte, que só está ao alcance de uma minoria bem treinada. Uma espreitadela ao estado da maré não é má ideia antes de marcamos passo até ela- em maré cheia, os metros de areia são engolidos em grande parte pelo mar, deixando pouco espaço ao visitante.

Nem sempre na vida os esforços são recompensados, falando muito genericamente, mas chegados lá abaixo, podemos dizer que o triplo do esforço feito teria sempre uma recompensa maior no final. A Praia da Ursa é um refúgio inaudito, uma daquelas pérolas naturais que queremos guardar só para nós e para as pessoas de quem gostamos. Com uma forma assemelhada à de um U voltado para o Atlântico, a Ursa nem esculpida por mão artística ficaria tão bem.

A Lenda da Praia da Ursa

A lenda, como prometido, populariza o rochedo que lá paira, assemelhando-se à forma de um urso a olhar o céu – esse rochedo, apesar de ainda existir e de manter o seu tamanho monumental, sofreu um recente desmoronamento, e já foi mais fácil reconhecer a forma de tal animal ali.

Dizia-se então que aquando da glaciação aqui vivia uma ursa com a sua descendência, e que os Deuses, quando o degelo tomou lugar, lhe pediram a ela e a todos os outros animais que abandonassem as zonas da costa, ordem que a ursa não respeitou. A fúria dos Deuses foi tal que decidiram petrificar a ursa e os filhos, e ali ficaram até hoje, representados na enorme fraga e nas outras, mais pequenas, que pontuam à sua volta.

Siga-nos nas Redes Sociais

Sintra – o que fazer, onde comer, onde dormir

O concelho de Sintra é dos poucos em Portugal onde temos uma colectânea de quase todas as paisagens possíveis do país - há campo (como em Colares e as suas particulares vinhas), há vilas históricas (como a própria vila de Sintra), há praias (e tantas são elas, como a Praia Grande, a da Ursa, a das Maçãs, a da Adraga, a do Magoito, a de São Julião ou a das Azenhas do Mar, entre muitas outras), há promontórios (como esquecer o mítico Cabo da Roca?), há serra (com todos os seus altos, da Peninha ao cume sintrense do Castelo dos Mouros), e há urbe (já entrando nos pólos suburbanos de Lisboa, como Mem Martins).

As dormidas que se recomendam dependem, por isso, de qual o objectivo da visita. Sendo também evidente que por se escolher um sítio perto da costa não significa de todo que não se possa ter um passeio cultural ou uma caminhada serrana - está tudo ali à mão.

Ainda assim, e por partes: para estarmos perto do centro histórico da vila, recomenda-se a Casa da Estefânea Boutique Bed and Breakfast e o Sintra Bliss Hotel (colada à Estação de Comboios de Sintra); para um registo mais bucólico, temos a Eugaria Country House by Lost Lisbon e a aristocrática Quinta de São Tadeu; para destino balnear, salientam-se algumas casas que podem ser alugadas, como a Sintra Maçãs Beach House (com dois quartos e junto à praia homónima) e o belo chalet O Amorzinho Sintra Praia.

Veja em baixo mais ofertas em Sintra:

Mapa

Coordenadas de GPS: lat=38.79052 ; lon=-9.492466

Siga-nos nas Redes Sociais