Praia das Azenhas

by | 3 Ago, 2017 | Lugares, Minho, Natureza, Praias, Províncias

Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

Perto de Viana do Castelo, há um poiso fluvial que serve de boa alternativa a outros marcos naturais: é a Praia das Azenhas, que tem numa casa mesmo à beira rio um alojamento rural.

Se um dia houver indagação sobre qual o sítio a ir nos raros dias de extremo calor do litoral do Minho, pense-se na Praia das Azenhas

Uma piscina no Rio Coura

Coisas do Minho: se a costa está sujeita às fortes nortadas que transformam dez minutos de praia num desafio, os rios são protegidos por serras que fazem o papel dos cataventos. As Azenhas, próximas de Vila Nova de Cerveira, são um porto seguro em dias de Verão mais frescos.

É um pedaço do rio Coura, numa altura em que a sua corrente é desviada para a margem direita, sendo este descaminho antes aproveitado para empurrar as pás de uma antiga azenha que ainda lá está, agora recuperada para turismo rural.

As águas, como em todo o norte, são frias – mas não tão frias como as que apanhamos mais a nascente, nos montes de Corno de Bico. Aqui, quase a chegar a Vilar de Mouros, onde o curso do Coura se encontra com o do Minho, já o rio teve tempo para se aquecer um pouco.

A represa que se encarrega de encaminhar água até à azenha tem a vantagem de formar pequenas cascatas ao longo do seu perímetro, e há pedra alta cá em baixo, com altura certa para nos sentarmos e deixarmos que a hidromassagem funcione.

Caminha – o que fazer, onde comer, onde dormir

O canteiro do noroeste português tem uma das mais cobiçadas praias do litoral nortenho, a Praia de Moledo que na sua ponta norte corresponde com a foz do rio Minho, curso fluvial que marca a fronteira com a Galiza. Aproveite-se também para visitar a sede de concelho e para comer frango no churrasco nas churrasqueiras locais - é bom, sai barato. A Anta da Barrosa, próxima de Vila Praia de Âncora, é de desvio curto e reconfortante.

Para o interior do concelho, a Azenha do Tio Luís, junto às Azenhas de Vilar de Mouros, é um paraíso à beira rio, e pode reservar dormida por lá. Aproveito para dizer, já que falo em dormir, que Caminha tem óptima oferta hoteleira. O Palacete Villa Idalina é tão bonito por fora quanto o é por dentro e pede por visita; o Rinoterra Minho tem o que se pede (localização à beira e rio e sobriedade no trato); a Casa da Légua, encostada ao mar, torna-se escolha acertada para quem procura espaço balnear para várias famílias.

Já agora, tudo isto está a uma travessia de ferry da Galiza. Nunca é tarde para conhecermos a província de Espanha que está na génese de Portugal.

Mais ofertas para estadias em Caminha em baixo:

Mapa

Coordenadas de GPS: lat=41.889 ; lon=-8.78339