Praia da Adraga

Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
A Praia da Adraga situa-se na faixa ocidental do Parque Natural de Sintra. Quem faz a Nacional 247 vindo da vila com o mesmo nome, antes de chegar à estrada que dá acesso ao Cabo da Roca, encontrará uma placa que indica o caminho, mandando-nos para a direita. Passamos entretanto pela bela aldeia de Almoçageme e só depois damos com esta praia, de média dimensão, limitada pelas constantes arribas verticais da costa de Sintra, tendo a norte a famosa Praia Grande e a sul a lendária Praia da Ursa.
Cerco de arribas
Dependendo da maré, há uma espécie de segunda praia na Adraga onde podemos ir pelo próprio pé, à esquerda de quem está virado para o mar, e o acesso pode ser feito através de um arco naturalmente esculpido na rocha calcária, que finca ambos os seus pés no areal. Avistam-se também alguns rochedos de variadas formas, isolados das arribas, já meio perdidos e à deriva no Atlântico, prova geológica de como a erosão não tem sido delicada por estas zonas.
Lá em cima, nas falésias desertas e quase sem vegetação, encontram-se brechas e falhas – como é mais que normal no calcário – que as chuvas esbateram até se tornarem pequenos poços e cavernas, afunilados e profundos. O mais óbvio é o que se encontra na arriba sul onde normalmente grupos de gaivotas descansam, negro como a noite, e ao qual se deu o nome de Fojo dos Morcegos (não confundir com um outro Fojo dos Morcegos, situado na Serra da Arrábida). Para lá ir é recomendável que se volte atrás e se tome novo caminho, seguindo a subida de declive mais suave e evitando a literal escalada que teremos de fazer se optarmos por tomar a distância mais curta vinda da praia. Como tudo em Sintra, destas esculturas feitas pelo furar da água, construíram-se lendas. O mistério também aqui dá de si, e há vozes que falam de rituais pagãos associados a este lugar. Crê-se que no fundo do Fojo dos Morcegos existe uma nereida que, aqui para nós, se trata de um outro nome que se pode dar às Moiras Encantadas, seres míticos associados às entranhas da terra, e, sobretudo, à água.
À entrada, o restaurante que lhe vem em anexo, ao contrário do que é costume no que toca ao negócio da restauração junto a praias de grande público (preço alto, serviço baixo), é bom, embora caro, mas o bom também se paga.
Praias de referência e com direito a recomendação em qualquer guia que se preze, num parque tão preservado como é o de Sintra, são todas. Mas a Adraga conjuga tudo o que há de bom nesse stock, e elimina o pouco que há de mau: é resguardada do vento, ao contrário da Praia do Guincho; é menos populosa e mais íntima do que outras de maior procura, como a Praia Grande; e é de muito fácil acesso, ao invés da quase impenetrável Praia da Ursa.
Sintra – o que fazer, onde comer, onde dormir
O concelho de Sintra é dos poucos em Portugal onde temos uma colectânea de quase todas as paisagens possíveis do país - há campo (como em Colares e as suas particulares vinhas), há vilas históricas (como a própria vila de Sintra), há praias (e tantas são elas, como a Praia Grande, a da Ursa, a das Maçãs, a da Adraga, a do Magoito, a de São Julião ou a das Azenhas do Mar, entre muitas outras), há promontórios (como esquecer o mítico Cabo da Roca?), há serra (com todos os seus altos, da Peninha ao cume sintrense do Castelo dos Mouros), e há urbe (já entrando nos pólos suburbanos de Lisboa, como Mem Martins).
As dormidas que se recomendam dependem, por isso, de qual o objectivo da visita. Sendo também evidente que por se escolher um sítio perto da costa não significa de todo que não se possa ter um passeio cultural ou uma caminhada serrana - está tudo ali à mão.
Ainda assim, e por partes: para estarmos perto do centro histórico da vila, recomenda-se a Casa da Estefânea Boutique Bed and Breakfast e o Sintra Bliss Hotel (colada à Estação de Comboios de Sintra); para um registo mais bucólico, temos a Eugaria Country House by Lost Lisbon e a aristocrática Quinta de São Tadeu; para destino balnear, salientam-se algumas casas que podem ser alugadas, como a Sintra Maçãs Beach House (com dois quartos e junto à praia homónima) e o belo chalet O Amorzinho Sintra Praia.
Veja em baixo mais ofertas em Sintra:
Mapa
Coordenadas de GPS: lat=38.803387 ; lon=-9.48522