Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

Situada no concelho de Bragança, freguesia de Aveleda, no coração do Parque Natural de Montesinho, a aldeia de Varge é uma das aldeias mais tradicionais de Trás-os-Montes e de Portugal, onde os habitantes vivem da agricultura de subsistência, da caça e da pesca.

A sua localização em Montesinho permite-lhe estar situada num belo cenário natural, no qual as antigas casas em pedra se parecem encaixar naturalmente, e até as edificações mais recentes se parecem adequar. Atravessada por um ribeiro de água cristalina, a aldeia é ainda repleta de árvores e belos jardins que brotam da paisagem rochosa transmontana.

A cultura em Varge

Varge é conhecida pela sua tradicional festa dos rapazes, palco de uma das formas de Caretos mais notáveis da região transmontana. Por toda a aldeia pode respirar-se esta tradição por todo o ano. Logo na ponte rústica e simpática que atravessa o ribeiro, encontra-se uma imponente máscara de Careto, pendurada num poste alto, lembrando um guardião que impõe e relembra a alma da aldeia. O restaurante mais típico da aldeia assim o confirma ao nomear-se ele mesmo também de “O Careto”, e estando decorado por um icónico boneco representativo, e por outros ícones que caracterizam a região como uma cabeça de javali, entre outros animais embalsamados.

Perto da casa do povo, podemos encontrar cartazes do Festival da Máscara Ibérica em Lisboa, no qual os Caretos de Varge participam, notando-se orgulho por esta presença na foto de grupo dos vários jovens da aldeia que figuraram no Festival.

Alma transmontana

A aldeia é dotada de uma fantástica atmosfera transmontana, oferecendo um espírito de paz que se imagina rompido apenas pelos Caretos durante a festa dos rapazes na altura do Natal. Passeando por ela, encontram-se pequenos pormenores que avivam a personalidade sua personalidade própria, cantos e becos proporcionados por casas de xisto, rebanhos de ovelhas que se passeiam e fazem parte da subsistência, ou fontes adornadas com figuras antropomórficas em pedra.

É um local mágico no qual se encontra ainda viva a alma mais tradicional de Portugal.

Siga-nos nas Redes Sociais

Bragança – o que fazer, onde comer, onde dormir

​O concelho de Bragança tem, na sua parte setentrional, a beijar a já espanhola província leonesa, demasiados pontos de interesse para que todos sejam cumpridos em viagem apressada.

No entanto, se não houver tempo, lembramos que a aldeia de Rio de Onor, a de Varge e os seus Caretos, bem como todo o Parque Natural do Montesinho - ventre de um dos mais reconhecidos méis do país (o famoso Mel do Parque) e da apetitosa Castanha Longal - são obrigatórios. Aí, não podemos deixar de recomendar a Casa da Portela, do lado português de uma terra que se estende em dois países (falamos da supracitada Rio de Onor, claro).

Caso a ideia seja fixarmo-nos num ponto mais urbano e daí partir para as deambulações no Montesinho, o Baixa Hotel afirma-se como um dos melhores na capital de distrito.

Veja em baixo mais ofertas perto de Bragança para este fim de semana:

Mapa

Coordenadas GPS: lat=41.871091 ; lon=-6.680928

Siga-nos nas Redes Sociais