Empada Rainha de Vendas Novas

Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
Roteiros
A invenção é de um bendito senhor chamado Paulo Rico, homem que aprendeu com a melhor professora que se pode ter no ofício da cozinha – a mãe -, em cozinhados para si e para os outros. A educação familiar e a posterior carreira na restauração já faziam adivinhar que dali podia vir coisa boa, e veio. Numa cidade famosa por ter residentes a prazo, ou seja, por ter residentes passageiros (conforme diz o palácio), das princesas aos militares, há coisas que ficam, como é bom exemplo a Empada Rainha, entretanto premiada como medalha de ouro em concurso realizado na Feira Nacional de Agricultura.
A empada de galinha de Vendas Novas
A cultura do bem-comer em Vendas Novas já tem tanto para oferecer que podemos falar de uma gastronomia além-bifanas.
No presente caso, o que se fez foi aproveitar uma receita de galinha que se foi submetendo ao afia do tempo, com retoques dos dois principais intervenientes, primeiro pela mãe de Paulo Rico, depois pelo próprio. Essa é a base do recheio: um frango desfiado e entregue ao estrugido certo, com intromissão de algum tomate e chouriço picado.
Só depois se prepara então a caixinha que recebe o recheio, uma pasta emagrecida na amassadeira e depois entalada num molde afunilado. Assim que estiver colada a todas as paredes da forma, está livre para embrulhar o enchimento de galinha. A paciência do forno faz o resto. Um processo simples, artesanal, livre da monotonia industrial, que só é moroso porque são necessárias muitas horas para servir todos os pontos de venda no país, cada vez maiores em número e em distância.
Quanto à prova da Empada Rainha, depois do que se disse, não vem como pasmo o regalo que é trincá-la. A massa em questão leva gordura e farinha e um verniz de gema de ovo por cima, mas não enche. Não é pastelosa. Cumpre bem a missão de agente secundária a atapetar o caminho para os sabores do frango.
Como confissão, adiante-se que este escriba tem um rito ao comê-la. A saber. Primeiro vou à orla e mordisco apenas os nós de massa que se formam no tampo superior. É quase como começar um pão pela côdea. Depois de remover todas essas pequenas protuberâncias, sigo para o que sobra – e o que sobra é acima de tudo recheio de galinha amparado por uma fina camada de pasta, porque a parte mais densa já foi abocanhada na primeira etapa. A explosão é maior desta forma, ou pelo menos assim acontece comigo.
Mais boas notícias: Paulo Rico tem apostado na diversificação. Uma empada vegetariana (de cogumelos e alho francês) e uma empada de cozido à portuguesa foram igualmente medalhadas. E há outras que provavelmente ainda o vão ser, como é o caso da de javali ou da de pato.
Vendas Novas
Um curto roteiro histórico com o melhor de Vendas Novas. Surpreendentes destinos, saborosos repastos, sossegadas dormidas.
Promoções para dormidas em Vendas Novas
Mapa
Coordenadas de GPS: lat=38.67605; lon=-8.45862