Rua das Bifanas de Vendas Novas
Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
Roteiros
Terra que cresceu dos acessos, entre o Alentejo mais profundo e o cosmopolitismo de Lisboa, Vendas Novas não é, nos padrões de beleza actuais, um sítio que vá buscar o adjectivo bonito muitas vezes. Mas além da sua famosa artilharia, há por lá uma rua que justifica a sua existência.
A fina bifana
Na tábua, é a Rua da Boavista. Na memória, é a Rua das Bifanas, nome que surgiu como referência aos bastos restaurantes que vendem este bife de lombo de porco enfiado em pão relativamente tostado e regado a molho.
Um dos segredos está na grossura – neste caso, na falta dela – do bife, que é pouco mais espesso que uma fatia de fiambre depois de bem martelado, e que torna a trinca fácil. Outro reside na frigideira que é usada, talhada de propósito para grelhar o lombo. Depois é muita mostarda a acompanhar, e muito guardanapo para a limpar. As gentes do norte estranharão o resultado – por lá, a bifana é comida trinchada -, mas facilmente lhe tomarão o gosto, podem crer.
As bifanas de Vendas Novas tornaram-se tão famosas que já deram origem a várias lojas de centros comerciais, e virou hábito comum parar por cá, vá-se de Lisboa para o Alentejo, ou do Alentejo para Lisboa. Vendas Novas sempre foi um lugar de passagem. Mas com as bifanas a passagem obrigou a uma pausa.
Vendas Novas
Um curto roteiro histórico com o melhor de Vendas Novas. Surpreendentes destinos, saborosos repastos, sossegadas dormidas.
Promoções para dormidas em Vendas Novas
Mapa
Coordenadas de GPS: lat=38.681966 ; lon=-8.471481