Santuário de Nossa Senhora da Piedade da Lousã

by | 3 Fev, 2021 | Beira Litoral, Lugares, Monumentos, Províncias, Religiosos

Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

Roteiros

Bem perto do Castelo da Lousã, um pequeno labirinto escondido pelo denso arvoredo revela um dos lugares sacros do concelho – o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente conhecido como Penhasco das Ermidas.

O santuário

O conjunto a que se convencionou chamar Santuário de Nossa Senhora da Piedade, gabado por Raul Proença como um dos mais pitorescos sítios de Portugal, é composto por três capelas. Há, contudo, uma quarta, a mais recente e a que melhor se vê do castelo, atribuída ao Senhor dos Aflitos. Facilmente se distingue o trio de capelas que forma o antigo santuário da ermida acima mencionada – pelo rio que separa ambos, e pela unidade que vemos nas três capelas do Penhasco das Ermidas, todas ligadas por uma escada (um calvário) comum.

A sequência da tríade é a seguinte: a Capela de São João, no sopé da penha, junto à ponte, com alpendre e alva no interior; a Capela do Senhor da Agonia, já a meio da escadaria, com cruzeiro; a Capela da Senhora da Piedade, no topo do penhasco, também antecedida por alpendre, e que empresta o seu nome ao todo.

Origem

Um culto inicial, diz-se, terá ocorrido quando um ermitão carregou até aqui uma preciosa imagem que, elevada na penha, gozou de poderes milagrosos. A partir desse momento a população começou a dirigir-se a ela com pedidos na mão. Tornou-se, assim, um lugar de romaria – e ainda o é, como veremos adiante.

Primeiro construiu-se a Capela de São João, provavelmente no século XV. A Capela da Senhora da Piedade, lá em cima, seguiu-se, no século XVI ou eventualmente XVII. A última das três, a Capela do Senhor da Agonia, terá sido concluída logo no início do século XIX. Já a capela do Senhor dos Aflitos, isolada das restantes, é do início do século XX.

Siga-nos nas Redes Sociais

O santuário e a época pascal

Tendo a Senhora da Piedade, isto é, a pietà (a imagem de Maria a chorar a morte de Jesus nos seus braços), como motivo do culto, é fácil percebermos que a Páscoa será o momento mais intensamente vivido no Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Anualmente, no segundo Domingo após a Páscoa, a imagem da Senhora é levada para a igreja matriz da Lousã, ficando por lá um mês – nessa altura a imagem recebe fiéis devotos e corre as ruas da vila por duas vezes: no quinto Domingo depois da Páscoa e na Quinta-Feira seguinte, a da Ascenção de Jesus, esta última de noite e à luz das velas. No primeiro Domingo após a Quinta-Feira de Ascenção, ou seja, no VII Domingo de Páscoa, a imagem é devolvida ao santuário numa romaria de muitos seguidores.

São comuns estes rituais de retiro e regresso ao lugar sagrado, sobretudo quando retratam uma divinização de montes, como é o caso aqui e também em vários pontos do país – veja-se o que acontece na Mãe Soberana, por exemplo, no extremo sul do país.

Lousã – o que fazer, onde comer, onde dormir

Lousã, a terra do romano Lausus, aviva-nos o estômago com um prato que recordamos desde a primeira vez que o provámos: a chanfana, que é sublimemente cozinhada no restaurante Casa Velha, dentro da vila. Ainda no reino das comidas e bebidas, a Lousã, pela mão de José Carranca Redondo, entregou uma das espirituosas mais famosas do país: o Licor Beirão. É também famoso o seu mel, de tom carregado, com selo DOP.

Quem aqui vem com tempo não dispensa o passeio pela Serra da Lousã e por todos os seus encantos ocultos - o castelo, o santuário, as praias fluviais, as aldeias do xisto (a do Candal e a do Talasnal são especialmente bonitas), a Mata do Sobral... qualquer um justifica uma caminhada exploratória ou que se agarre em duas rodas e penetremos nestes bosques de carvalhos, pinheiros, cedros e eucaliptos.

O concelho da Lousã é rico em turismo, mormente turismo interno, e por isso está servido de robusta rede hoteleira. De qualquer forma, e assumindo que escolhas não faltam, recomendamos muito o turismo de aldeia, que está muito bem representado em sítios como a Cerdeira - Home for Creativity, a Casa da Carvalha, ou a Casa do Cascão.

Para mais ofertas, ver em baixo:

Mapa

Coordenadas de GPS: lat=40.09937; lon=-8.23445

Siga-nos nas Redes Sociais