Praia Fluvial do Rabaçal
Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
Roteiros
A Praia Fluvial do Rabaçal é uma das melhores praias transmontanas e certamente a melhor do concelho de Valpaços. Boa areia, boa água, bons acessos, boa estrutura. O que pedir mais?
As areias do Rabaçal
No concelho de Valpaços, quando vamos de Possacos até Bouça, encontramos, a dada altura, uma ponte que cruza o rio Rabaçal, de nome Ponte de Valtelhas mas também apelidada de Ponte do Diabo. Atravessando a ponte, olhando para a direita, vemos um areal de extensão pouco comum tendo em conta que estamos bem longe do litoral.
Aí, na margem direita do rio, precisamente onde a fronteira entre o distrito de Vila Real e o distrito de Bragança é marcada, fica a recentemente requalificada Praia Fluvial do Rabaçal – é uma das mais procuradas pelos locais, por lotes de emigrantes que retornam à terra na altura do Verão, bem como por praticantes de rafting e canoagem e pesca desportiva; e é também, e justamente, a mais reconhecida por estas bandas.
Mas, além da água e da areia e da natureza em redor, o que também faz o espaço uma referência é toda a estrutura de apoio à praia – um parque de campismo bem equipado, um café, mesas e bancos para quem quiser merendar, até um centro interpretativo. Tudo protegido pelas sobras de pinheiros e amieiros porque já sabemos como Trás-os-Montes consegue abrasar no estio.
E de caminho fique-se com mais uma boa notícia, sobretudo para os friorentos: a temperatura da água é altamente convidativa, facilmente lá se passa uma boa hora sem nos darmos conta.
O destino da Grande Rota do Rabaçal
A Grande Rota do Rabaçal pode ser iniciada em três sítios diferentes: Lilela, a oeste, Tinhela, a nordeste, e Sonim, a sudeste. Não iremos ser exaustivos quanto a cada uma destas caminhadas porque isso por si só valeria outro texto.
O que importa aqui realçar é que a meta de cada um destes percursos é sempre a Praia Fluvial do Rabaçal, e por isso não podemos deixar de sugerir um destes passeios com término nas águas do Rabaçal.
De caminho pode ser que encontremos águias ou guarda-rios, lontras ou martas. Até lobos, embora com menor probabilidade.
Valpaços – o que fazer, onde comer, onde dormir
Estando num concelho onde a natureza foi bruta mas generosa, o melhor mesmo é conhecê-lo com vagar, ao longo da recente Ecopista do Rabaçal, aproveitando as suas três rotas com desfecho junto à Praia Fluvial do Rabaçal. A melhor dormida na zona encontra-se na Quinta Rota d'Oliveira.
Quanto à gastronomia, o destaque vai para a qualidade dos azeites, do mel, e do vinho, mas há outras curiosidades a testar: o folar da região tem fama e é o único no país cunhado com o selo IGP; a cerveja artesanal Judia, feita à base da castanha homónima, vinda dos soutos de Carrazedo de Montenegro; os tradicionais fumeiros de Valpaços, de encher a boca de água só pelo cheiro. Nos restaurantes há um nome a reter, a Quinta Dona Adelaide, a sul de Valpaços.
Mais ofertas para dormir em Valpaços em baixo: