Festa do Caldo de Quintandona
Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
Ninguém diria que a vinte minutos do Porto, embora já no concelho de Penafiel, há uma aldeola recuperada que move milhares de pessoas durante três dias e outras tantas noites, normalmente na semana que antecede o fim do Verão. Mas há. E quem não acreditar que se faça à Festa do Caldo de Quintandona em Setembro.
Em Setembro, a aldeia de Quintandona vira um improvável palco de gastronomia e música, bem encostado ao Porto
A aldeia de Quintandona
Quase toda a gente desconhecia este lugar, um deserto de vida. Os acessos eram fracos, a água potável não existia, gente nem vê-la.
Até que um Presidente da Câmara, Alberto Santos, a viu, e imaginou nela um potencial que ninguém imaginou. Não seria para menos: Quintandona, esquecendo a parte de se ter varrido da memória do povo, continuava com o seu quê de encantadora – era uma aldeia de xisto e lousa em terras graníticas. As casas tinham aquela atracção que um sótão antigo, mesmo que a cair de velho, guarda. Tem a envolvência da típica aldeia nortenha, virada para dentro, acolhedora e comunitária.
A requalificação de toda esta área avançou. Primeiro, a recuperação das casas, depois, a persuasão dos penafidelenses para lá irem viver, ou, pelo menos, visitar. Foi nesta altura que a ideia de aqui se fazer um festival começou a fermentar. Agarrou-se no conceito de outras festas regionais, em grande parte rebuscados à orgulhosa Galiza, e planeou-se assim uma festa regional e gastronómica, com o sugestivo nome de Festa do Caldo. O caldo é, na verdade, uma homenagem ao prato principal das terras mais pobres, uma sopa qualquer que incluísse tudo o que a natureza dava.
A partir daí, Quintandona virou outra. O Caldo pô-la no mapa. E se é verdade que é no terceiro fim de semana de Setembro, aquele em que a festa acontece, que a aldeia vibra a sério – já se atingiu a marca de 15000 visitantes, e mesmo com o Arruada a passar-se ao mesmo tempo na cidade do Porto -, não deixa de ser também verdade que, noutras alturas do ano, Quintandona é alvo de visitas recorrentes.
O caldo aquecido de forma tradicional
Programa da Festa do Caldo de Quintandona
São três dias, no total, começando tudo no fim de tarde de Sexta-Feira e prolongando-se a rambóia até à noite de Domingo.
Há que não esquecer a origem desta festa, e essa é essencialmente gastronómica. Há tendas com comida para todos os gostos – e o mesmo para a bebida, que vende vinhos da região como também cervejas locais e arrumados licores artesanais. Enchidos de todo o lado, fornos a lenha, sopas mil, variedade não falta. Na rua, há teatro, gaiteiros, marchas, bombos e Zés Pereiras, por vezes até pauliteiros a promover a cultura mirandesa, que não é dali mas que raio importa.
De salientar dois momentos altos, um deles controverso, mas que este escriba gosta de ver: a polémica Corrida de Porcos (uma espécie de apanhada entre um homem e um suíno, onde o objectivo é o primeiro conseguir imobilizar o segundo), e a Queima da Velha (uma fogueira que simula as Queimas da Velha ou Queimas do Judas que acontecem nos inícios da Primavera, um pouco por todo o país).
No que toca a música, o cartaz muda todos os anos, embora tendo sempre como âncora a música tradicional portuguesa, venha ela do norte, do sul, ou do centro. Daí que algumas bandas marcantes no que toca à folk portuguesa sejam já cromos repetidos, como é o caso dos Galandum Galundaina (organizadores de um outro festival já aqui falado, o L Burro i L Gueiteiro) e que cantam em mirandês.
Para 2023, poderão verificar o programa em detalhe aqui.
Onde ficar
Na aldeia de Quintandona há dois sítios onde poisar malas para se ir descansado à festa. A Casa Valxisto e a Vizinha da Viúva. A primeira conta com piscina exterior e os quartos contam com vista para jardim e serra. A segunda dispõe de churrasco e aluguer de bicicletas. Em termos de preço, estão ambas ao mesmo nível, e em termos de localização, encontram-se muito próximas uma da outra. Qualquer uma serve muitíssimo bem o seu propósito.
Mapa
Coordenadas de GPS: lat=41.133637 ; lon=-8.380051