Feira do Cavalo da Golegã
Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
Vem a calhar, a junção da Feira do Cavalo com a data de São Martinho, já que foi montado neste animal que, segundo a lenda, o Santo ofereceu a sua capa a um pobre (ou dois, dependendo da versão) que passava frio ao relento.
Festa Ribatejana
São dez dias de festa na formosa vila da Golegã, apanhando aqueles que o povo apelidou de Verão de São Martinho, onde são homenageados os cavalos Lusitanos e as noites da castanha assada.
Passeiam-se no picadeiro os marialvas do Ribatejo, normalmente vestidos à maneira tradicional, de jaqueta e colete por baixo desta, de botins encaixados nas esporas, a exibirem orgulhosamente os seus equídeos, e as noites duram até as noites não durarem mais – isto é, quando a luz vem e põe as bebedeiras a descoberto.
Chamamo-la de feira porque há de facto um mercado. Aqui se compram e aqui se vendem os mais baratos e mais caros puros-sangues da zona, sempre na ordem dos milhares de euros, e tendo como mediadores a água-pé e a jeropiga, para empurrarem a castanha e o negócio. Os concursos do programa são para tudo o que é gosto, numa espécie de olimpíadas da cultura equina portuguesa: há saltos de obstáculos, concurso de resistência equestre, partidas de Derby’s, provas de volteio, provas de ensino, concurso de trajes, apresentação de cavalos à mão, apresentação de cavalos montados, concurso de atrelagem, horseball, provas de perícia e destreza, campeonatos de maneabilidade, torneio de equitação do trabalho, entre outras. Para olho mais artístico, temos exposições de pintura, sempre com a raça Lusitana como mote.
Há miúdos de Santarém que cá vêm mais em trabalho de promoção e há miúdos de Lisboa que cá vêm mais em trabalho de copos. Quando a jeropiga ateia os ânimos nas tabernas, a testosterona dá o tiro de partida para pequenas rixas a céu aberto. Tudo isso faz parte de um certo galanteio que sempre se associou ao velho Ribatejo, e na Feira do Cavalo não se podia excluir tal coisa.
O programa da Feira do Cavalo da Golegã para o ano de 2018 – que começa a 2 de Novembro e termina a 11 do mesmo mês – pode ser consultado aqui.
Mapa
Coordenadas de GPS: lat= 39.40529; lon=-8.48522