Albufeira de Montargil

by | 24 Mai, 2020 | Alto Alentejo, Lugares, Natureza, Províncias, Rios e Ribeiras

Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

Roteiros

No concelho de Ponte de Sôr, a Albufeira de Montargil surge, como tem vindo a ser hábito no país, enquanto consequência de uma barragem, esta inaugurada em 1958. À barragem ficaram entregues as tarefas de produzir energia hidroeléctrica e garantir depósito para a rega do vale do Sorraia, à albufeira coube reunir condições para o entretenimento, coisa que tem cumprido com distinção.

A comprovar há o prémio Cinco Estrelas Regiões, que venceu por mais de uma vez.

Ao meio do país

O espelho de água forma-se pelo estancamento das águas do rio Sôr, afluente do Sorraia, que por sua vez desagua no Tejo. Bem ao centro do país, junto à fronteira norte do Alto Alentejo, a albufeira estende-se no sentido sudoeste-nordeste por cerca de vinte quilómetros de comprimento, banhando a vila de Montargil que lhe deu o nome (e cuja origem estará, muito provavelmente, na comunhão dos termos monte de argila).

O facto de estar equidistante entre a fronteira com Espanha e o litoral português torna-a uma das mais interessantes paragens da Estrada Nacional 2, via que corta o país de norte a sul, começando em Chaves e terminando em Faro, e que pretende ser a Route 66 aqui do burgo.

É, pela sua disposição geográfica, um destino muito procurado por algumas famílias lisboetas. Será este o lago digno desse nome mais próximo da capital – o Alqueva dista um pouco mais, e o Pego do Altar peca pela falta de oferta hoteleira.

Uma boa forma de ver a Albufeira de Montargil em quase toda a sua plenitude é subir à Serra de Montargil, na parte alta da vila, e parar no miradouro.

Praia, descanso e desporto

São vários os pedaços de margem onde se pode pousar toalha em Montargil – uns mais oficiais do que outros. Além da Praia Fluvial de Montargil, colada ao paredão da barragem, temos ainda a Praia Fluvial do Pintadinho, ligeiramente a norte de vila. Serão estas as mais conhecidas. Mas há centenas de recantos a explorar e umas quantas plataformas a convidar ao mergulho.

Sensivelmente a meio da albufeira, na margem direita, situa-se o Clube Náutico de Montargil. É ele um dos principais responsáveis pela particular afinidade que o lago tem com os desportos de água, a par com a prolífica rede hoteleira que existe. Mais do que qualquer outra lagoa no país, artificial ou não, Montargil é sinónimo de desporto – vela, wakeboard e ski aquático, canoagem, pesca desportiva, até natação (veja-se a anual travessia da albufeira, normalmente realizada em Setembro).

A margem direita, onde se encontra a povoação homónima, é mais movimentada do que a esquerda, o mesmo acontecendo com a metade sul que mexe mais do que a metade norte, por isso faça-se o programa contando com esta realidade, conforme o que se deseja.

Siga-nos nas Redes Sociais

Fauna e flora

Não fosse isto ainda Alentejo e poderia ser de outra forma. Mas é Alentejo, e como tal acata-se a tradição – todo o lago é agasalhados por pinheiros e, claro, montados de sobreiro. Por vezes alguns salgueiros e eucaliptos aparecem, embora com menor frequência. São por aqui árvores-sombra, peças que os banhistas procuram para se refugiarem do sol.

É a vegetação que dá também asilo à avifauna, constituída maioritariamente por andorinhas, estorninhos, felosas e os primaveris rouxinóis. Também águias e milhafres podem ser avistados em altitudes superiores. Na ponta norte, são as garças e os patos-reais que molham as patas nas margens do Sôr.

Uma praia alternativa à costa da Grande Lisboa

Praia fluvial em Montargil

Ponte de Sôr – o que fazer, onde comer, onde dormir

O concelho de Ponte de Sôr é dominado, no seu lado sul, pela célebre Albufeira de Montargil, onde muitos lisboetas vão procurar descanso ou actividades náuticas. É impossível não mencioná-la quando o município vem à baila. Mas fora este óbvio ponto de interesse, Ponte de Sôr tem na sua zona ribeirinha, na sua cultura megalítica e na povoação de Galveias outros destinos a ver.

Caso pretenda ficar na cidade de Ponte de Sôr, o melhor é não inventar e quedar-se pelo Hotel Ponte Sôr. Ligeiramente afastado, para leste, fica o Monte das Texugueiras, com piscina. Se a intenção for visitar Montargil, não podemos fugir ao lindíssimo Montargil Monte Novo ou, poucos quilómetros a oeste, a Herdade da Granja Nova. O famoso Lago Montargil & Villas oferece igualmente muitos e bons serviços.

Mapa

Coordenadas de GPS: lat=39.07828; lon=-8.15299

Siga-nos nas Redes Sociais