Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

Roteiros

A Pedra da Mua inspirou uma lenda que, por sua vez, esteve na origem da construção de uma ermida e posteriormente de um santuário. É agora classificada como Monumento Natural dos Lagosteiros e parte integrante do Parque Natural da Arrábida. É também uma das centenas de misteriosas histórias que se contam acerca das nossas encantadoras finisterras.

Pegadas lendárias

Se entrarmos na Ermida da Memória podemos ver a ilustração, em azulejo, da Senhora sentada num animal que parece ser um asno, acabada de chegar ao topo de uma falésia, deixando um rasto de pegadas numa inclinada laje. É esta a representação da Lenda da Pedra da Mua.

A Lenda da Pedra da Mua revela que Maria, mãe de Jesus, foi avistada a subir a arriba que liga a Praia dos Lagosteiros, lá em baixo, ao Cabo Espichel, no promontório. Ia ela montada numa burra, daí o nome que hoje atribuímos à laje: Pedra da Mu(l)a. Assim os pescadores da zona justificaram, leigamente, as pegadas que se vêem, de forma muito clara, na pedra.

Foi por estes estranhos testemunhos ouvidos da boca de pescadores que um grupo de cientistas se mobilizou para saber que pegadas milagrosas eram estas. Várias investigações, suportadas pelo óptimo estado de conservação das pegadas, concluíram tratarem-se de trilhas de dinossauros, sobretudo de saurópodes mas também de terópodes. As marcas agora avistadas tornar-se-iam não só um excelente testemunho do Jurássico Superior, mas também uma reveladora contribuição para o comportamento gregário dos saurópodes que, atendendo ao paralelismo das pegadas e à sua orientação, deixam antever que este tipo de animal andava em bandos e não de forma isolada.

No total, são quarenta pistas que representam aproximadamente setecentas pegadas. Trinta e oito dessas pistas são de saurópodes, e apenas duas de terópodes.

De onde ver a Pedra da Mua

A menos que tenha traquejo nas lides do alpinismo, a melhor forma de ver a Pedra da Mua é do lado do mar, havendo barco para isso, ou do lado norte da baía conhecida como Praia dos Lagosteiros, lá em cima, na arriba. A última hipótese é mesmo a preferida dos visitantes, que para isso terão apenas de percorrer um curto caminho que segue da estrada de alcatrão, passa pelo Santuário da Senhora do Cabo, e desvia depois para norte. Uma vez no miradouro, binóculos ajudam a perceber a orientação das trilhas, bem como a forma das pegadas. Guias locais sugerem que se vá pela manhã.

Há, eventualmente, uma terceira hipótese, que é descer por um dificílimo acesso à Praia dos Lagosteiros, que além de muito pedregosa é vítima das conquistas das marés. Não é, de todo, aconselhável, até porque o mar, lá em baixo, pode bater forte contra a pedra.

Siga-nos nas Redes Sociais

Sesimbra – o que fazer, onde comer, onde dormir

Sesimbra é, com possível discussão, o concelho de Portugal com as praias mais secretas do país. As arribas que, no seu extremo poente, nos levam até ao Cabo Espichel, à sua Pedra da Mua, e à sua Ermida da Memória, ocultam muitos areais de difícil acesso que nem no pico do Verão sofrem de excesso de visitas. Assim são praias como a de Rebenta Bois, a da Foz, a do Ribeiro do Cavalo ou a da Baleeira, entre outras. Havendo vontade para percorrer mais uns quilómetros, a recompensa chega assim que pomos os pés na areia. Para ficar perto de todas elas, a Quinta do Miguel, na Aldeia do Meco, disponibiliza quartos e villas ao gosto de todos. Igualmente perto e também aconselhável é o Casal do Frade, com nove quartos em paredes de madeira a um passo dos jardins da quinta.

A vila de Sesimbra, caso se pretenda aliar a movida à proximidade da praia, tem várias hipóteses (atenção com as marcações pois nos meses estivais tendem a ficar lotadas). Das várias alternativas, destacamos o Cali Luxury Suites Bed & Breakfast, um B&B encostado à Praia da Califórnia, do lado oriente da vila.

A parte Oeste da Serra da Arrábida fica também incluída dentro das fronteiras do concelho e conta com dois grandes refúgios: a Casa de Calhariz (um lindíssimo palácio do século XV que Alexandre Herculano chegou a visitar) e a Senhora do Cabo Meco Homy Holidays (com três quartos de imaculada brancura e uma vila com piscina privada).

Para comer - sobretudo marisco - temos dois poisos míticos como a Casa Mateus e o Rodinhas.

Veja em baixo mais ofertas perto de Sesimbra:

Mapa

Coordenadas de GPS: lat=38.42194; lon=-9.21699

Siga-nos nas Redes Sociais