Grutas das Lapas

by | 15 Out, 2018 | Grutas, Lugares, Natureza, Províncias, Ribatejo

Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

As Grutas das Lapas, também conhecidas por Grutas de Lapas, situam-se no subsolo da aldeia com o mesmo nome, em Torres Novas, na faixa norte da província do Ribatejo.

As lapas de Torres Novas

Pouquíssimos quilómetros a norte da cidade de Torres Novas há uma pequena aldeia com o nome de Lapas. Não desfazendo a sua harmoniosa simplicidade à superfície, é no subsolo que Lapas se distingue.

Uma enorme cave calcária, sob todo aquele casario, leva-nos ao encontro de um outro passado, ou de vários passados: um medievo, um certamente romano, e por fim um outro muito provavelmente mais distante, situado no neolítico, a julgar pelos achados arqueológicos encontrados junto ao rio Almonda – não esqueçamos que ali ao lado, na Gruta da Aroeira, se descobriu um crânio com 400 mil anos de existência.

O que é crível que tenha acontecido é que algumas cavidades aqui oferecidas pela natureza se tenham transformado em abrigos para o homem pré-histórico – pela protecção que lhes dava e pela proximidade de um curso de água, podendo ter servido também como templo funerário. E que, posteriormente, já sob domínio romano, estas fendas tenham sido desbastadas com alviões, alargando o espaço e tornando-o numa enorme gruta, fornecedora de tufo calcário usado em construção (e ainda hoje se podem ver casas erguidas a rocha de calcário, sobretudo nas aldeias antigas da Serra de Aire e Candeeiros).

Mais recentemente, à superfície, isto é, no telhado da Gruta das Lapas, foi-se construindo uma nova terra. As gentes não dispensaram o activo que tinham por baixo dos seus pés, e foram vários os moradores de Lapas que anexaram partes da gruta à sua moradia para funções mundanas – adegas, dispensas, lagares, o que for -, o que põe uma significativa percentagem dos lares da aldeia como guardadores de câmaras com milénios de história.

Contudo, uma boa porção das Grutas das Lapas pode ser visitada actualmente (são classificadas como Imóvel de Interesse Público), tendo sido enriquecida com alguma informação adicional ao longo do seu percurso.

Lendas das Grutas das Lapas

Como não podia deixar de ser, o povo, sempre imaginativo, criou micro estórias que justificassem a macro história das Grutas das Lapas.

A mais comum, e de resto elemento transversal a várias fendas naturais ou artificiais que se espalham por todo o país, é que por aqui se esconde um caminho que nos guia directamente ao Castelo de Torres Novas – remetemos esta lenda para outra, muito semelhante, registada no Vale das Buracas do Casmilo, outra cavidade calcária em território português.

Outra, menos óbvia, versa que nestes labirintos picados pelo homem, século após século, se conservam tesouros mouros, não sendo de pôr de lado a crença em eventuais Moiras Encantadas, espécie de Deusas características da mitologia portuguesa e galega às quais é frequente atribuir-se o elemento água (não esqueçamos que o Almonda, como já foi dito, passa já aqui ao lado).

Finalmente, e voltando a lendas que ocorrem amiúde no nosso folclore, há quem garanta que nestas catacumbas se viu a imagem de Nossa Senhora, entretanto deslocada para a Igreja de Lapas – o que regista a contínua cristianização dos lugares sacros (alinhado neste pensamento, a Direcção Geral do Património Cultural diz que não seria de espantar que, algures na sua cronologia histórica, as Grutas das Lapas se tivessem tornado em igreja, pelo menos parcialmente).

Siga-nos nas Redes Sociais

Onde ficar

A escolha mais evidente, pelo menos para quem quer serviço de quarto e não vem com família numerosa, é o Hotel Torres Novas, bem no centro da cidade, e com preço em conta. Dali podemos ter o nosso ponto de regresso de visita às Grutas das Lapas. É também ideal para estarmos próximos de eventuais feiras regionais, como por exemplo a já bem frequentada Feira dos Frutos Secos.

Noutra onda de estilo, a Quinta Manel da Gaita é um curioso e recomendável espaço a noroeste de Torres Novas, mais próximo do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Uma boa oportunidade para se aventurar por lá, e com sorte, ouvir alguém a falar minderico.

Mapa

Coordenadas de GPS: lat=39.49296; lon=-8.55392

Siga-nos nas Redes Sociais