Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

Roteiros

Na primeira metade do século XX, os esforços para o desenvolvimento de uma nova forma de comunicação, sem recurso a fios, levaram a que uma empresa, na altura chamada Companhia Portuguesa Rádio Marconi, instalasse infraestruturas de comunicação via rádio em vários pontos do país – uma em cada um dos arquipélagos, três no continente. Uma destas encontrava-se na estrada que liga Vendas Novas a Montemor-o-Novo, daí resultando uma herdade (a Herdade Marconi), um bairro (o Bairro Marconi), e uma pequena igreja (a Capela Marconi, também conhecida por Capela de São Gabriel).

Como acontece em todos os mercados tecnológicos, a estação de rádio não durou um século até ser desactivada pela Portugal Telecom, na qual, por anacronismo, foi integrada – a tecnologia mudou, e a companhia acompanhou a modernização até onde pôde, para depois ficar entregue ao campo quente e austero onde nasceu. Um cenário desolador, sobretudo para a capela, que foi na altura um projecto de dois nomes ilustres da arquitectura e da cultura portuguesas.

A capela modernista no centro de nenhures

A quem pegar no carro e fizer a estrada de Vendas Novas até Montemor, rápido dará conta, do lado esquerdo da estrada, de um aglomerado de casas, antenas, torres, caídas do nada no meio de uma charneca. Têm ar de não ter visto gente há pelo menos uma década. O conjunto assemelha-se ao de uma cidade fantasma, ou antes ao de uma aldeia mineira depois da mina ter fechado. No lado oposto da via, outro casario surge, em paralelo, mas este maioritariamente habitado, provavelmente por velhos trabalhadores da estação Marconi ou já pela sua descendência. É uma encenação triste, até trágica, quando percebemos que dois quilómetros mais à frente fica o memorial ao Engenheiro Duarte Pacheco, Ministro das Obras Públicas e Comunicações, homem visionário e de muita obra, que aqui morreu num acidente de carro.

No meio daquela solidão, há um edifício que pede atenção. Está quase colado à estrada. De lá vemos-lhe o pináculo e o telhado. A cruz fixada num dos vértices da cobertura confirma as suspeitas: é uma capela, mas diferente. Tem um gosto antigo, mas de traço moderno e ligeiramente escandinavo. O suficiente para nos dar energia para uma curta investigação.

Siga-nos nas Redes Sociais

Vitral alusivo à Anunciação, na Capela Marconi

Vitral da Anunciação, conforme Almada Negreiros

Aquela é a Capela Marconi, uma construção do arquitecto Jorge Segurado, modernista responsável por várias instalações em Lisboa, entre as quais a Casa da Moeda, a sua obra maior. E os vitrais que se encontram na dianteira e na traseira foram reproduzidos de desenhos de Almada Negreiros, amigo de Jorge Segurado e figura indiscutível da cultura portuguesa, ele que foi também o autor dos vitrais da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Lisboa.

A obra é de 1951, numa altura em que Jorge Segurado tratava de reunir duas das suas maiores influências: o modernismo dos seus primeiros anos e o tradicionalismo que veio depois (ou neo-tradicionalismo, inspirado na estética urbana do Estado Novo, popularmente conhecida como Português Suave). É essa combinação que vemos na Capela Marconi, suplementada pelos vitrais de Almada Negreiros, artista de mil ofícios, e especialmente dado ao misticismo (era obcecado pelos Painéis de São Vicente). O vitral dedicado a São Gabriel é especialmente interessante, quer pelo simbolismo (São Gabriel é padroeiro das comunicações, a melhor escolha para uma ermida de uma estação de rádio), quer pelo desenho meio críptico que Negreiros optou por fazer da Anunciação (o momento em que o Anjo Gabriel comunica a Maria que dará ao mundo o Filho de Deus é ilustrado de forma misteriosa – afinal, que buraco é aquele recortado no chão, por baixo de São Gabriel?).

O templo serviria como apoio espiritual aos trabalhadores da antiga estação de rádio. Depois, com o abandono da estação, abandonado ficou. E assim temos uma ermida que bem podia ser tida como Monumento Nacional doada às vicissitudes da natureza. O município de Vendas Novas reconhece o património que ali está, mas queixa-se de falta de fundos para tratar dele. Aguardemos melhores notícias.

Escola de Artilharia na cidade de Vendas Novas

Vendas Novas

Um curto roteiro histórico com o melhor de Vendas Novas. Surpreendentes destinos, saborosos repastos, sossegadas dormidas.

Promoções para dormidas em Vendas Novas

Mapa

Coordenadas de GPS: lat=38.66031​; lon=-8.40917

Siga-nos nas Redes Sociais