Ponte Pedonal de Ponte de Sor

by | 19 Jun, 2019 | Alto Alentejo, Engenharia, Lugares, Monumentos, Províncias

Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

Foi uma ponte que deu o nome à terra de Ponte de Sor. No caso, romana, cujo propósito seria dar seguimento à estrada que ligava Lisboa a Mérida.

Talvez tenha sido esta devoção às engenharias que nos ajudavam a cruzar rios que fez com que Ponte de Sor entrasse tão a pés juntos na construção de uma nova ponte, inovadora, modernista, arrojada.

Um fascinante objecto que dificilmente associaríamos a uma pequena cidade do distrito de Portalegre, no Alto Alentejo.

O engenho

Um cruzamento metálico de vigas e um tabuleiro interior ligeiramente ondulado transformam a ponte pedonal de Ponte de Sor numa forma tubular de estranha composição. Se, olhada de fora, garantimos que se encontra estática, o mesmo não parece quando nos aproximamos das suas entradas, dando um invulgar sentido de que estamos a ser manipulados por ela.

A obra veio da cabeça de Leonel Moura, em colaboração com os engenheiros, e é hoje quase tão famosa quanto a outra ponte, esta viária, disposta mais a sul.

Foi construída em terra, ao longo de 32 metros de comprimento. A sua colocação no sítio onde hoje se encontra fez-se em poucos minutos, sendo inaugurada e aberta ao público no ano de 2012.

Apesar de tida como pedonal, a verdade é que por lá passam, com permissão, certos motociclos. É facilitada assim a passagem às gentes da margem esquerda, sobretudo vindas do Arneiro, que agora perdem menos tempo a chegar ao centro de Ponte de Sor.

Mas reservem-se os rolos fotográficos para a noite. É nessas horas que a travessia ganha cor. Ou cores, para ser mais exacto, porque elas mudam conforme a passagem dos peões, espelhadas no rendilhado de metal que é, todo ele, uma densa fórmula geométrica. Como se pudéssemos entrar num cilindro de néon e viajar por ele, mesmo que por pouco tempo.

Interior da Ponte Pedonal

A Ponte Pedonal de Ponte de Sor vista por dentro

Ponte de Sôr – o que fazer, onde comer, onde dormir

O concelho de Ponte de Sôr é dominado, no seu lado sul, pela célebre Albufeira de Montargil, onde muitos lisboetas vão procurar descanso ou actividades náuticas. É impossível não mencioná-la quando o município vem à baila. Mas fora este óbvio ponto de interesse, Ponte de Sôr tem na sua zona ribeirinha, na sua cultura megalítica e na povoação de Galveias outros destinos a ver.

Caso pretenda ficar na cidade de Ponte de Sôr, o melhor é não inventar e quedar-se pelo Hotel Ponte Sôr. Ligeiramente afastado, para leste, fica o Monte das Texugueiras, com piscina. Se a intenção for visitar Montargil, não podemos fugir ao lindíssimo Montargil Monte Novo ou, poucos quilómetros a oeste, a Herdade da Granja Nova. O famoso Lago Montargil & Villas oferece igualmente muitos e bons serviços.

Mapa

Coordenadas de GPS: lat=39.25502; lon=-8.00402