Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

O montado, que existe em larga escala nas regiões do centro-sul e sul de Portugal, sobretudo no Alto e Baixo Alentejo, é uma espécie de floresta montada pelo homem.

Floresta humana

Apesar da etimologia da palavra ter origem em monte, estamos também perante uma montagem, que assenta numa árvore especial, o sobreiro, e na sua alternação com outras de outro tipo, sendo estas quase sempre a azinheira, mas por vezes o pinheiro-manso. É assim um bosque ordenadamente alinhado e organizado, planeado estrategicamente pelo homem alentejano (e não só), que visa proteger o sobro, responsável pela produção de cortiça e pelo papel de destaque que Portugal tem como seu maior exportador.

A biodiversidade dos montados é muitas vezes apontada como exemplo a seguir, pela prevenção que traz aos fogos (o sobreiro tem uma impermeabilidade digna de super herói), pelas ervas aromáticas que o envolvem (mais tarde matéria-prima para produtos de referência como o mel), ou pelas espécies animais a que dá guarida, como é o caso do porco alentejano ou da cabra serpentina.

Não é demasiado referir que os montados não são pequenas ilhas espalhadas pelo Alentejo. Há casos em que são tão vastos que dá vontade de dizer que o montado é o Alentejo. Difícil será separar a imagem que temos desta província portuguesa da imagem que temos destas florestas de sobreiros e azinhos.

Siga-nos nas Redes Sociais

Siga-nos nas Redes Sociais