Festas do Colete Encarnado
Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
Roteiros
Está para o Ribatejo como a Senhora da Agonia para o Minho. O Colete Encarnado é a festa ribatejana em gema, no quente mês de Julho e numa das cidades mais representativas da região: Vila Franca de Xira. Como é de ver, é um evento dirigido à afición tauromáquica, sendo a espera de toiros – e a sua largada, claro está – e as corridas os pontos altos de cada edição. Sempre com a sardinha assada, tão presente no Verão português, a ser o prato exclusivo da comezaina.
Campinos e toiros
Importante é também a figura do campino, homem de trabalho icónico do Ribatejo, homenageado nestas festas – quer o de hoje, quer o de ontem, como acontece na entrega de tributos póstumos.
Sendo um espectáculo polémico, que pratica, segundo os seus detractores, o sofrimento e humilhação do toiro bravo, não está alheia a críticas. Outros preferem apontar o dedo à segurança da largada, não sendo raro haver uma mão cheia de feridos entre aqueles que dão a cara ao toiro e o provocam enquanto correm pelos corredores e buscam protecção nas tábuas erectas na terra batida que decora o chão durante estes dias.
O programa das Festas do Colete Encarnado para o ano de 2022 poderá ser visto aqui.
Mapa
Coordenadas de GPS: lat=38.95408 ; lon=-8.98741