Citânia de Sanfins

Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
Localizada no concelho de Paços de Ferreira, com a sua área partilhada pelas freguesias de Sanfins de Ferreira e a freguesia de Eiriz, a Citânia de Sanfins é um dos maiores exemplos da cultura castreja que caracteriza o Norte de Portugal, estando classificada pelo Instituto Português do Património Arquitectónico como monumento nacional.
Um Castro magno ao lado do Porto
Foi alvo da atenção de notórios arqueólogos como Leite de Vasconcelos e Martins Sarmento, que fizeram os primeiros estudos sobre a Citânia e eventualmente levaram às escavações das ruínas, iniciadas em 1944 e prolongadas por um período de meio século.
A dimensão do antigo povoado vai até aos 15 hectares, pelo menos a descoberto, caracterizando-se assim como uma Citânia, um castro de enorme extensão que serviria como cidade-sede para outros castros da região que engloba actualmente Valongo, Penafiel e Maia. Pensa-se que a população habitante teria chegado às três mil pessoas, na sua maioria uma classe guerreira e ferreira, visto que as actividades agrícolas ficariam a cargo dos castros circundantes. Assim sendo, a Citânia seria provavelmente o centro de poder político e militar da região.
Como é comum num número elevado de castros, está localizada estrategicamente num local elevado, uma colina que se situa numa região montanhosa. Os especialistas localizam a sua origem no séc. V a. C., mas com a principal ocupação pelo povo galaico entre o séc. II e I a. C. É visível a estrutura das muralhas e de mais de cento e cinquenta estruturas de edifícios, a maior parte de planta circular como é característico da cultura castreja. Há poucos anos restaurou-se a forma original de algumas das edificações, mas, infelizmente, um incêndio destruiu algumas. No entanto, subsiste a reconstrução de um grande núcleo familiar, digno de se visitar.
A Citânia de Sanfins merece ainda atenção pelo seu repositório cultural, pela exibição de motivos célticos como o triskel, esculpido na pedra na zona do núcleo familiar reconstruído, e por ter sido encontrada nas ruínas uma das famosas pedras formosas, a qual dá mais suporte à suposição da função militar e política que a Citânia teria tido, tendo em conta a função iniciática guerreira que estas pedras poderão ter tido. Para amantes da cultura castreja e celta, a Citânia de Sanfins apresenta-se como um local obrigatório a visitar, capaz de rivalizar com a Citânia de Briteiros e o Castro de São Lourenço.
Mapa
Coordenadas GPS: lat=41.320881 ; lon=-8.370358