Aldeia da Estrela

A Aldeia da Estrela, no concelho de Moura, é um caso paradigmático de como o homem pode moldar uma paisagem, mesmo que indirectamente. Antes erguida sobre uma pequena elevação, o dito monte alentejano, e envolvida por outros montes (a maioria submersos nos dias que correm) onde a população guardava os seus animais, vê-se agora meio enclausurada numa península, cercada por quase todo o lado pelas águas planas do Alqueva. Tornou-se assim um povoado ribeirinho, um dos vários povoados ribeirinhos deste imenso lago que a mão do homem fez, mas possivelmente o mais bonito. Antes era preciso um burro para carregar as águas do Guadiana e seus afluentes até cá. Agora, no que toca a água, é só espreitar janela fora. Mas nem tudo foi bom. A Aldeia da Estrela isolou-se. Entramos e saímos pela única estrada possível. A restauração é escassa. Os habitantes, quase sempre idosos, queixam-se do Alqueva, que lhes foi retirando terreno de pasto para os seus animais.

Pequeníssima, podemos dividi-la em três partes – a Praça da Estrela, logo à chegada e ponto de boas-vindas, o Largo da Igreja, zona de habitual convívio dos poucos residentes (e resistentes), e a Praça dos Ofícios, enquanto zona comercial, sendo esta última mais uma intenção do que uma realidade para já.

Apesar de todos os danos colaterais, não podemos negar que o seu isolamento lhe trouxe um novo encanto, cheio de potencialidade turística que, diga-se, ainda está por explorar, e que, acrescento, se calhar até é melhor que não se explore. Chegamos e saímos sempre pelo mesmo sítio, a menos que venhamos de barco, normalmente com origem na marina da Amieira. Lá aterrando, não há como negar. Livre de ostentações e ornamentos, a Aldeia da Estrela representa o melhor da simplicidade sulista portuguesa.

herdade-do-sobrosoOnde Ficar :

A Herdade do Sobroso situa-se no município da Vidigueira, no Alentejo, a 9 km da Barragem do Alqueva. Para descobrir a beleza natural da região do Alentejo, os funcionários da recepção poderão ajudar a organizar rotas vinícolas e excursões pelo campo. 

Mapa e Coordenadas de GPS: lat=38.26950460782508 ; lon=-7.390869855880737

Comentários

(273 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.