Romaria de São Mateus
Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
Uma das imagens de marca da Romaria de São Mateus, em Elvas, no Alto Alentejo, entrou em hiato durante umas poucas dezenas de anos, mas regenerou-se já no novo milénio, no ano de 2006 (mas oficializado em 2009), num regresso a uma antiga tradição desaparecida que se saúda. Trata-se de um encontro de romeiros em Vila Boim, com o intuito de preparem a viagem até Elvas, mais concretamente até ao santuário do Senhor da Piedade (ou de Jesus da Piedade).
Dizendo só isto, parece uma romaria igual a tantas outras em Portugal, terminando estas quase sempre em altares naturais sagrados onde o catolicismo foi colocando igrejas aquando da cristianização. A particularidade aqui é que ela não é feita a pé, ou pelo menos uma certa parte dela não é. Estes romeiros, reconhecíveis pelo lenço vermelho que habitualmente trazem ao pescoço, deslocam-se com alegóricas carroças, qualquer uma delas de uma casticidade comovente, puxadas a cavalos ou burros. Por cima, quase sempre, há uma coberta de lona, a manta que tapava os peregrinos do céu aberto enquanto pernoitavam – hoje em dia esta lona é mais um artifício, visto que os romeiros deixam as carroças sozinhas durante a noite enquanto vão dormir a casa… facilidades que antes não existiam.
Programa de festas
Apesar da festa se esticar por duas semanas, quase tudo se passa a 20 de Setembro. Enfeitam-se os animais e embelezam-se os carros. Estes são também afortunados com a bênção, feita na manhã antes da partida. Ainda nessa matina, dá tempo para desfilarem nas ruelas de Elvas, para depois, durante a tarde, o tornarem a fazer na Avenida da Piedade com destino à Expo São Mateus. Só depois disto é feita a famosa Procissão dos Pendões, momento mais esperado por muitos.
A Procissão dos Pendões é o que o título sugere: um grupo organizado de estandartes sai da Praça da República e dirige-se até ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade, com o som dos metais da marcha a dar alento ao passo. São cerca de três quilómetros, e muitos são os que os percorrem descalços, um antigo sinal de devoção e libertação do que é material. A assistência é dos dois lados, maioritariamente portuguesa, mas a outra parte ibérica também lá anda, que Espanha é mesmo ali ao lado. É bom lembrar. Estamos a falar de uma das maiores romarias do sul do país (talvez a maior, dependendo dos critérios usados).
Santuário do Senhor da Piedade
Mapa
Coordenadas de GPS: lat=38.880711 ; lon=-7.163756