Praia da Ilha do Pessegueiro

Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
Ficou celebrizada pela música, quando Carlos Tê e Rui Veloso se juntaram e versaram a rochosa Praia da Ilha do Pessegueiro no meio de um poema dedicado a Porto Covo – mencionando as lendas de piratas e a tragédia do vizir de Odemira que plantou tal árvore nesta ilha que se isola bruscamente à nossa frente.
Paraíso de piratas
Estando no areal, vemos aquele ilhéu de arenito e xisto como se de um submarino a vir à tona de água se tratasse. Encontra-se nesse paraíso de praias alentejanas que tratamos por Costa Vicentina, próxima da terra-miradouro de Vila Nova de Milfontes, e é uma excelente alternativa a quem procura mares menos populosos e relativamente abrigados.
Há alguns vestígios romanos e cartagineses na área que a envolve e historicamente era porto de refúgio aos barcos que navegavam paralelamente à costa. O Forte do Pessegueiro ali está também, na cúpula da ilha, aliado do fogo cruzado de um outro forte, o de Nossa Senhora da Queimada, já do lado continental, carimbando a importância estratégica deste sítio na defesa da linha Vicentina.
Nos meses de Verão, é possível alugar um barco que nos transporte da Praia da Ilha do Pessegueiro até à ilha: mais informações aqui.
Mapa
Coordenadas de GPS: lat=37.833172 ; lon=-8.792727