Penedo do Lexim
Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
Poucos conhecem a realidade vulcânica que a zona de Lisboa e a sua periferia – a que costumamos chamar de saloios – foi no passado.
Testemunhos desses anos existem em redor da capital, mais concretamente junto à cidade de Mafra. Muitos deles descortinam-se no tipo de rochas que conseguimos encontrar, nomeadamente o basalto. Mas os mais óbvios a olho nu são os pequeno montes que sobraram e que não são mais do que antigos, muito antigos, pináculos de origem vulcânica.
Penedo vulcânico
É de um destes cones que aqui falamos: o Penedo do Lexim, uma chaminé de um vulcão cuja actividade foi interrompida há milhões de anos, mas que deixou rasto. Essa pasta de minerais que saiu das entranhas da terra e que arrefeceu quando chegou à superfície lá está, à vista de todos, nas colunas bem talhadas, com feições de prismas e uma cor férrea.
Lá do topo vemos uma boa parte da Estremadura. É difícil imaginar como seria diferente estar ali há milhões de anos, com formações cónicas vulcânicas a terem o protagonismo na paisagem, e rodeadas de pequenos relevos calcários que entretanto sucumbiram às vontades das forças de erosão. Hoje é a planura que fica nos olhos, e os campos férteis que nos rodeiam não param – já o Penedo do Lexim, por ter no basalto o seu escudo, aguentou-se, dando-nos a impressão de ter crescido, quando na verdade foi a sua envolvência que mingou.
Por lá se encontraram vestígios de tempos mais recentes, ainda assim longínquos dos de hoje, situados no Neolítico e Calcolítico, comprovando a importância deste morro como local de vigia e, talvez, como altar de ritos antigos. Outros foram desenterrados, de tempos menos distantes, principalmente da Idade do Bronze e já do período da ocupação romana. Antes, estes outeiros eram marcos geográficos: pontos no mapa que se fixavam no inconsciente das comunidades. Já não será tanto assim, mas para as terras que o circundam, o Penedo do Lexim é ainda um acontecimento natural que ninguém desconhece.
Mapa
Coordenadas de GPS: lon=38.892410 ; lat=-9.311517