Penedo do Encanto

Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
Roteiros
O Penedo do Encanto é só um dos exemplares do conjunto de oito rochas designado Gravuras Rupestres da Bouça do Colado. Destaca-se esta fraga das restantes pelo intrincado desenho, sem dúvida de maior complexidade simbólica e técnica face aos restantes, que motivou aliás alguns relatos lendários atribuídos pela gente de Parada de Lindoso – duas mulheres que conheci na visita que fiz à aldeia garantiram-me que os pais já lhes diziam ser a rocha do tempo dos mouros.
Um idoliforme feminino
Um olhar despreocupado pelo Penedo do Encanto verá apenas uma agregação de círculos desorganizada, por vezes quebrada por linhas serpenteantes de muito difícil leitura. Não se apoquente o visitante porque, até para o mais estudioso destes desconcertantes desenhos, só mesmo com recurso a esquema figurativo se consegue tirar alguma conclusão, ainda que insuficiente, sobre as intenções de quem os executou – foi isso que António Martinho Baptista fez, estando o desenho planimétrico apresentado no painel de informação que se encontra junto à Bouça do Colado.
Com efeito, se dedicarem um minuto à leitura desse diagrama verão a tal figura antropomórfica, um idoliforme feminino – identificado pela cabeça, os seios, e a barriga -, que se mostra como imagem axial de todo o quadro, visto que daí parece desenvolver-se tudo o resto: as linhas circulares e meândricas, as covinhas, e os mais recentes polígonos no eixo nascente. A preferência pelo traço curvilíneo integra o Penedo do Encanto e as demais rochas do conjunto como parte desse grande livro da Arte Atlântica, que na Península Ibérica começa na Galiza e prossegue para sul até, sensivelmente, ao rio Vouga, acumulando ainda certas regiões da Irlanda, da Bretanha, da Escócia, de Inglaterra, numa relação de afinidade que sugere a hipótese de contacto de todos estes povos ligados pelo oceano.
Curiosa também é a relação que se pode fazer com a Estela-Menir da Ermida, actualmente exposta no Núcleo Museológico da aldeia da Ermida, bem perto daqui, em que a mulher representada, também ela esquematizada com rosto e seios e ventre, é muito semelhante à que se encontra gravada no Penedo do Encanto.
Porém, aquilo que mais se impõe é a pergunta do porquê?, questão que só podemos encarar com a naturalidade própria de quem olha para um objecto que está para lá das fronteiras da sua compreensão. O que levou a que se tenham desenhado estas linhas e não outras? Qual o significado da figura feminina e por que razão saem dela os restantes motivos? Havia um sentido mágico ou religioso nesta labiríntica ordenação da gravura?
Que tenha existido, no momento da sua criação ou depois disso, uma adoração de carácter sagrado a este conjunto de rochedos não oferece grande dúvida. Vemos nas faces verticais do lado nascente que se picaram na pedra três cruzes, certamente para cristianizar um aparelho que se via como alvo de idolatria, talvez até destino de romagem. Do mesmo modo, as linhas eléctricas que brotam da figura central sublinham, de alguma maneira, a importância desta – seria uma representação da Deusa-Mãe, seria um totem protector da floresta ou da caça, seria uma personalidade real que por hierarquia ou por feitos heroicos se assumiu como de maior importância na comunidade, seriam marcos fronteiriços ou informativos? Só podemos deambular por esse labirinto de possíveis respostas e esperar que alguma das divagações encontre o caminho certo.
Já o povo, pródigo em explorar explicações maravilhosas para o que considera custoso de entender, crê que o afloramento guarda no seu interior um tesouro deixado para trás pelos mouros quando estes fugiram dos avanços cristãos. Os mouros terão assim encantado a fraga, que só poderia ser desencantada se alguém lhe decifrasse os símbolos então desenhados no seu topo – e daí o nome Penedo do Encanto. Uma história bonita de se contar, mas com um engano cronológico de três ou quatro mil anos.

De Parada até ao Penedo do Encanto

Conjunto da Bouça do Colado, junto a Parada de Lindoso

Figura feminina esculpida no topo do Penedo do Encanto

Esquema figurativo do Penedo do Encanto
Promoções para dormidas em Ponte da Barca
Mapa
Coordenadas de GPS: lat=41.8532 ; lon=-8.21707