Festas do Povo

by | 16 Out, 2014 | Agosto, Alto Alentejo, Festas, Províncias, Tradições

Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

As Festas do Povo (também conhecidas por Festas das Flores), em Campo Maior, têm este nome por só acontecerem quando dá na gana do povo. Acontece em Agosto e caracteriza-se pela decoração das ruas da vila, através de criação de flores em papel.

Quando ao povo apetece

Os Campomaiorenses decidem, normalmente um ano antes, que a festa se irá realizar num próximo Agosto, e a partir daí começam a pôr mão à obra, para que na noite da enramação, a da véspera, tudo esteja pronto e finalizado para o arranque de uma nova Festa do Povo.

O facto de a sua frequência ser tão intermitente só lhe traz um sentido de singularidade maior, ao ponto de ser hoje uma festa de escala nacional, onde acorrem pessoas de todo o país e muitos vizinhos vindos da Extremadura espanhola.

A verdade é que, estando lá, percebemos como fazer flores de pedaços de papel deveria ser considerado arte. As ruas enchem-se de túneis de padrões e cores que dificilmente conseguimos imaginar todo o trabalho que deram. Cada ruela escolhe um motivo – que é secreto e apenas divulgado na vésperam aquando da enramação – e todas elas entram numa saudável competição de vaidade. Facilmente entendemos isso, quando perguntamos a qualquer Campomaiorense qual a rua mais bonita das Festas: todos, sem excepção, dirão que é a sua.

No total, são cerca de 20 toneladas de papel transformadas em pétalas coloridas nos tons do Verão.

Esperemos por novidades no que diz respeito à próxima. É o povo que tem de as dar.

Mapa

Mapa de GPS: lat=39.0164 ; lon=-7.06463