Cascata da Candosa
Monumentos
Natureza
Povoações
Festas
Tradições
Lendas
Insólito
Vieira do Minho é um desses concelhos que poucos falam mas que esconde pérolas destas. A Cascata da Candosa, próxima da povoação de Lamedo, é um abundante duche de água de cristal.
A Cascata da Candosa serve para coisas simples, como a de ver o tempo passar. Uma lagoa na Serra da Cabreira que faz anunciar a Serra do Gerês.
Uma pequena antecâmara do Ave
Esta, a Cascata da Candosa, é uma das muitas razões para a existência do Rio Ave, um dos mais icónicos cursos de água nortenhos – um que nasce no Minho e fina no Douro Litoral, na sempre vivaz terra que é Vila do Conde.
Deixando o carro no parque de estacionamento de Lamedo, pomo-nos a caminho para oriente por uma estrada de terra batida. Daí fazemos nova direita quando os caminhos se separam em dois, e seguimos sempre em frente até a este microscópico paraíso.
Trata-se de um jacto que cai de uns quatro metros de altitude, do topo de uns penedos até uma lagoa que tem a cor das nascentes – vemos todo o nosso corpo dentro de água, os pés ondulados lá no fundo, e o chão a tapetear. À volta forma-se uma parede de pedra e mato que põe os banhos, na maioria das horas que um dia tem, sob a alçada da sombra. Mas é esse isolamento forçado por aqueles biombos pétreos que transforma aquele banho numa experiência de silêncio, tão calado e tão privado.
Para levarmos com sol, é preciso procurar subir até ao lado sul, onde a rocha esburaca e a que sobra já está em brasa da exposição ao grande astro. Aí vemos água também, mas entre ribeirinhos a passar por estreitas frechas.
Onde ficar
Um vale com vista para a Serra da Cabreira, a que dá embalo à Cascata da Candosa, tem na Quinta Cercas da Costa um resguardo de luxo. Conta com piscina exterior e duas modernas villas: a Casa da Nogueira e a Casa da Eira.
A quinta promove ainda passeios a cavalo e de barco.
Mapa
Coordenadas de GPS: lat=41.585696 ; lon=-8.061557