Varge

Situada no concelho de Bragança, freguesia de Aveleda, no coração do Parque Natural de Montesinho, a aldeia de Varge é uma das aldeias mais tradicionais de Trás-os-Montes e de Portugal, onde os habitantes vivem da agricultura de subsistência, da caça e da pesca. A sua localização em Montesinho permite-lhe estar situada num belo cenário natural, no qual as antigas casas em pedra se parecem encaixar naturalmente, e até as edificações mais recentes se parecem adequar. Atravessada por um ribeiro de água cristalina, a aldeia é ainda repleta de árvores e belos jardins que brotam da paisagem rochosa transmontana.

Varge é conhecida pela sua tradicional festa dos rapazes, palco de uma das formas de Caretos mais notáveis da região transmontana. Por toda a aldeia pode-se respirar esta tradição por todo o ano. Logo na ponte rústica e simpática que atravessa o ribeiro, encontra-se uma imponente máscara de Careto, pendurada num poste alto, lembrando um guardião que impõe e relembra a alma da aldeia. O restaurante mais típico da aldeia assim o confirma ao nomear-se ele mesmo também de “O Careto”, e estando decorado por um icónico boneco representativo, e por outros ícones que caracterizam a região como uma cabeça de javali, entre outros animais embalsamados. Perto da casa do povo, podemos encontrar cartazes do Festival da Máscara Ibérica em Lisboa, no qual os Caretos de Varge participam, notando-se orgulho por esta presença na foto de grupo dos vários jovens da aldeia que figuraram no Festival.

A aldeia é dotada de uma fantástica atmosfera transmontana, oferecendo um espírito de paz que se imagina rompido apenas pelos Caretos durante a festa dos rapazes na altura do Natal. Passeando pela aldeia encontram-se pequenos pormenores que avivam a personalidade própria da aldeia, cantos e becos proporcionados por casas de xisto, rebanhos de ovelhas que se passeiam e fazem parte da subsistência da aldeia, ou fontes adornadas com figuras antropomórficas em pedra. É um local mágico no qual se encontra ainda viva a alma mais tradicional de Portugal.

Coordenadas GPS: lat=41.871091 ; lon=-6.680928

Comentários

(33 Posts)

Investigador da Universidade Nova de Lisboa nos âmbitos de literatura medieval, culturas e mitologias europeias.

Deixar um comentário...