Rua das Bifanas de Vendas Novas

Terra que cresceu dos acessos, entre o Alentejo mais profundo e o cosmopolitismo de Lisboa, Vendas Novas não é, nos padrões de beleza actuais, um sítio que vá buscar o adjectivo bonito muitas vezes. Mas além da sua famosa artilharia, há por lá uma rua que justifica a sua existência.

Na tábua, é a Rua da Boavista. Na memória, é a Rua das Bifanas, nome que surgiu dos inúmeros restaurantes que vendem este bife de porco enfiado em pão relativamente tostado e regado a molho. Um dos segredos está na grossura – neste caso, na falta dela – do bife, que é pouco mais espesso que uma fatia de fiambre depois de bem martelado, e que torna a trinca fácil. Muita mostarda a acompanhar, e muito guardanapo para a limpar. As gentes do norte estranharão o resultado – por lá, a bifana é comida trinchada -, mas facilmente lhe tomarão o gosto, podem crer.

As bifanas de Vendas Novas tornaram-se tão famosas que já deram origem a várias lojas de centros comerciais, e virou hábito comum parar por cá, vá-se de Lisboa para o Alentejo, ou do Alentejo para Lisboa.

Coordenadas de GPS: lat=38.681966 ; lon=-8.471481

Comentários

(273 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.