Praia do Trízio

Situada na Albufeira de Castelo de Bode, a Praia do Trízio é um retiro fluvial numa pequena península que marca a fronteira entre o distrito de Castelo Branco e o distrito de Santarém. Para lá chegar, vindo da Sertã, é fazer a estrada até Palhais, nessas terras do maranho, seguindo depois uma outra que poucos desvios tem e que termina mesmo junto ao rio Zêzere, quando este recebe as águas da Ribeira do Isna pela sua margem esquerda. Por lá, o caminho faz uma espécie de rotunda gigante, alcatroado e seguindo o percurso à beira-rio, o que facilita a busca de espaço onde haja descanso.

No Verão, as águas são de tal maneira planas que, quando no bico da península, no ponto em que o Zêzere se deixa apanhar pelo Isna, não conseguimos perceber para onde é que ele corre. Só lá entrando, e deixando que o corpo corra com a corrente, é que se percebe que ele vai para sul, até ao Tejo, deixando a pequeníssima mas bonita terra de Rio Fundeiro na sua margem direita, e logo depois a privilegiada Quinta da Martinela no cimo de um morro.

Está equipada com o menu habitual que os Centros Náuticos têm para oferecer, desde alugueres de gaivotas e canoas e jangadas, actividades mais radicais como wakeboard ou ski aquático, e restaurante. Em volta, um excelente enquadramento natural a fazer valer o campismo que por lá se instala: o rio com a calma de quem sabe que tem uma barragem pela frente, e as serras, muitas, a indicarem os caminhos possíveis à sua passagem. E o arvoredo, pinheiros e mais pinheiros a encher a tela de verde.

No final, a Praia do Trízio desafia qualquer opinião que defenda que boa praia só há no litoral.

Mapa e Coordenadas de GPS: lat=39.730043 ; lon=-8.231292

This slideshow requires JavaScript.

Comentários

(286 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.