Praia do Norte

A Praia do Norte da Nazaré fica além promontório, para quem se encontra na vila, cá em baixo. Há que subir, pelas escadas de degraus largos ou pelo mítico ascensor, que entretanto já foi substituído por uma versão mais moderna, e calcar as ruelas estreitas da arriba a que passámos a chamar de Sítio. Depois avançamos em direcção ao farol, imponente cilindro que se eleva do forte de São Miguel, que o envolve, e temo-la à nossa direita, quase selvagem, não fosse dali se verem tantas ventoinhas da paz lá no fundo, depois das dunas, no parque eólico que tem o mesmo nome que a terra, e no pinhal que contrasta o verde com a secura que está do lado costeiro.

Ficou imortalizada há poucos anos, quando o surfista Garrett McNamara ousou desafiar os estatutos que a natureza escreveu, ao correr uma onda com cerca 24 metros, segundo a versão mais oficial. Mais surfistas lá tornaram e muitos já andaram perto de repetir e ultrapassar a façanha, inclusivamente McNamara, que lá retorna numa tentativa de se bater a si próprio. As ondas gigantes, na Praia do Norte, devem-se a um acidente geomorfológico, um canhão submarino que não é mais do que um vale que sobre dimensiona uma ondulação já de si acima da média.

Aparte esse recorde, que hoje ninguém consegue dissociar deste sítio e que tornou a Nazaré numa nova Meca dos surfistas espalhados pelas costas do mundo, a praia é de uma beleza invulgar. No seu extenso areal – chega a cansar ir da areia até ao mar, tal a distância – e no seu silêncio, transversal a todos os meses do ano, mesmo os de Verão. De lá, olhando para sul, vemos o longo paredão de flora seca e tons cinzentos, e o já falado Forte de São Miguel a finalizá-lo, quase a cair para a Pedra do Guelhim, já em pleno Atlântico, rochedo que é ainda hoje uma referência para os pescadores, que para ele olham para tirarem conclusões quanto ao estado do mar. Olhando para norte, pelo contrário, não há limite. Parece haver um chão de areia sem fim. Continua e continua até dar a curva para Leste e apenas podermos imaginar o que vai além da vista.

Mapa e Coordenadas de GPS: lat=39.611044 ; lon=-9.085232

Comentários

(274 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.