Praia das Azenhas

Perto de Viana do Castelo, há uma poiso fluvial que serve de boa alternativa às que se juntam no Gerês minhoto: é a Praia das Azenhas, que tem numa casa mesmo à beira rio um alojamento rural.

Se um dia houver indagação sobre qual o sítio a ir nos raros dias de extremo calor do litoral do Minho, pense-se na Praia das Azenhas.

Uma piscina no Rio Coura

Coisas do Minho: se a costa está sujeita às fortes nortadas que transformam dez minutos de praia num desafio, os rios são protegidos por serras que fazem o papel dos cataventos. As Azenhas, próximas de Vila Nova de Cerveira, são um porto seguro em dias de Verão mais frescos.

É um pedaço do rio Coura, numa altura em que a sua corrente é desviada para a margem direita, sendo este descaminho antes aproveitado para empurrar as pás de uma antiga azenha (com um total de quatro rodas em madeira) que ainda lá está, agora recuperada para turismo rural.

As águas, como em todo o norte, são frias – mas não tão frias como as que apanhamos mais a nascente, nos montes de Corno de Bico. Aqui, quase a chegar a Vilar de Mouros, onde o curso do Coura se encontra com o do Minho, já o rio teve tempo para se aquecer um pouco.

A represa que se encarrega de encaminhar água até à azenha tem a vantagem de formar pequenas cascatas ao longo do seu perímetro, e há pedra alta cá em baixo, com altura certa para nos sentarmos e deixarmos que a hidromassagem funcione.

Serve para uma tarde como serve para todo um fim de semana – as Casas da Azenha estão lá para isso. Quem quiser prolongar estadia para o dia seguinte, tem nessas camas possível dormida.

Mapa e Coordenadas de GPS: lat=41.89283 ; lon=-8.76807

Comentários

(295 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.