Palácio de Estói

Hoje transformado em pousada de luxo, o Palácio de Estói, está fácil de ver, teve outras vidas antes da de agora.

Pelo nome chegamos lá. A actual Pousada de Faro (está a uma dezena de quilómetros da capital de distrito, bem próximo das ruínas romanas de Milreu), como é conhecida por quem a procura para descansar no calor algarvio, foi antes um palácio oitocentista.

Acima de ser uma pousada ou um palácio, é uma porção de França no Algarve. Em estilo, é todo ele um exagero da forma, não levando isto para o mau sentido. Barroco e o seu primo Rocócó a rodos: o corpo principal bem alto, a emancipar-se sobre os pavilhões adjacentes, de fachada nobre e colorida, defronte de jardins de inspiração palaciana parisiense decorados com estátuas e fontes de traçado clássico.

Representação clássica das Três Graças, no Palácio de Estoi, AlgarveA cor é de encantar. Rosado de primavera, tão leve quanto a província que o viu nascer. É o hino maior ao Romântico algarvio, e não é por acaso que teve mão de Domingos António da Silva Meira, o decorador e arquitecto de diversas salas do exlíbris do Romantismo em Portugal: o Palácio da Pena.

Lá dentro, destaca-se uma das imagens de marca da escultura clássica: As Três Graças (que também têm versão no Museu do Louvre), neste caso pela mão do veneziano Antonio Canova. Acaba por ser uma boa metáfora para o Palácio de Estói já que as Três Graças (Aglaia, Eufrosina e Tália – filhas de Zeus e da deusa Eurínome), de acordo com algumas interpretações, representam  o encanto, a abundância, e a beleza, todos eles adjectivos que nos lembramos ao olhá-lo.

Foi uma espécie de casa de lazer de gente rica até ser comprado, a meio do século XIX, por outra gente rica, que o recuperou por dentro e por fora, das flores dos jardins às abóbadas dos tectos, e finalizado com festa de arromba já no século XX, um ano antes da Monarquia cair. No final da década de oitenta, a vereação de Faro comprou a propriedade fazendo dele cama para turismo rural.

Mapa e Coordenadas de GPS: lat=37.096703 ; lon=-7.895288

Comentários

(263 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.