Fonte da Misericórdia

De todos os que conheço, a Fonte da Misericórdia é o único monumento que refere Portugal por um outro nome que teve, durante uma mão cheia de anos: Reino Unido. Ou de forma mais completa: Reino Unido de Portugal, Brasil, e Algarves.

Uma referência única a um antigo nome dado ao país: Reino Unidos de Portugal, Algarves e BrasilDurou pouco. Apenas o último ano do reinado de D. Maria I, e outros quatro do seu filho, D. João VI. A inovação foi essa de juntar o título de uma colónia ao Reino de Portugal e Algarves (e só daqui percebemos como sempre se viu o Algarve como diferente), estabelecendo-se a capital fora da terra-mãe – em concreto, no Rio de Janeiro.

Documentos com esta designação, há vários. Mas edifícios históricos, conheço apenas este, o da Fonte da Misericórdia, situado no largo com o mesmo nome, na cidade de Guimarães. A fonte já sofreu uns cortes na sua estrutura original – tiraram-lhe o tanque -, mas mantém a sua estatura e imponência granítica e oitocentista.

No centro tem a tal inscrição que faz dela especial, e podemos ler, logo na primeira linha, João Primeiro Rei do Reino Unido. João Primeiro é, neste caso, D. João VI, e o Reino Unido é, neste contexto, Portugal. A última linha antes da datação faz menção ao Primeiro Avgvsto, muito provavelmente homenageando o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, tão caro a esta cidade minhota.

Um detalhe de história por onde muitos vimaranenses passam diariamente, sem se aperceberem disso.

Hostel FAOnde Ficar :

O Hostel FA situa-se no coração da zona histórica de Guimarães, no Largo da Misericórdia, junto à fonte com o mesmo nome. É uma casa típica vimaranense onde podemos apreciar o acolhedor mobiliário tradicional minhoto.

Mapa e Coordenadas de GPS: lat=41.442895 ; lon=-8.294484

Comentários

(287 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.