Festa da Cereja de Alcongosta

Tendo a Serra da Gardunha como motor de fornecimento, o Fundão organiza, numa base anual, a Festa da Cereja. É em Junho.

Alcongosta, freguesia no eixo sul da cidade do Fundão, recebe em Junho a Festa da Cereja. Uma dádiva da Gardunha que se eleva logo ali ao lado.

Abril e Maio, os meses em que as cerejeiras mostram rosa

Fundão, a cidade-cereja

O Fundão mantém-se, em Portugal, como a terra onde a cereja é monarca. Numa das suas freguesias, a serrana Alcongosta, a relevância deste fruto é tão grande que chega para figurar no símbolo maior de qualquer pedaço de terra: o seu brasão (ver imagem ao lado).

Cesto de cerejas no brasão d AlcongostaSão cerca de cinquenta mil pessoas que se deslocam às serras da Beira Baixa para participarem no festival.

Normalmente o intuito é provar e comprar a cereja fundanense, mas há mais a ver, nomeadamente, se a floração perdurar até ao início do Verão, as cerejeiras em flor, que por esta altura tornam as encostas da Gardunha num lençol de pureza rosada. Uma paisagem que o nosso cérebro regista como nipónica mas que a razão nos relembra que estamos com pés ferrados no interior do país, a cerca de duas horas e meia das duas maiores cidades portuguesas.

Mas voltando à cereja e à sua festarola, que é o mote do texto. Num fim de semana junino, em Alcongosta, é ela que dá sabor a quase tudo: há pastéis de cereja a substituir os de nata, há licores de cereja a substituir as ginjinhas, há pão de cereja a substituir o pão de cereais, e há sangria de cereja a substituir a sangria de morango. Acho que todos os anos salta um novo produto que, contra todas as apostas, passa a levar o gosto da cerejeira.

E há a cereja, tão-só, que já é muito. Fora a ementa gastronómica, tem-se ementa cultural, com concertos e venda de artesanato regional e animação de rua, quase sempre com participação de grupos de bombos da terra e arredores, espécies de Zés-Pereiras beirões.

Onde ficar

A Casa Entre Serras encontra-se na localidade de Donas, a norte de Alcongosta e a Leste da cidade do Fundão. Um sugestivo nome para quem está na confluência de várias serranias: a Estrela, a Gardunha e a Malcata. É um apartamento duplex, ideal para viagem em família.

Mapa e Coordenadas de GPS: lat=40.115904 ; lon=-7.481699

Comentários

(269 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.