Ermida de Nossa Senhora do Castelo

A planície que se prolonga de Coruche para o outro lado do Sorraia tem um bom miradouro a tirar-lhe fotografias. E subindo essa elevação que está nas costas da vila, chegando ao seu topo, damos de caras com um monumento de azul carregado, a seguir os tons usados no resto das casas, ao qual, como é hábito, associaram o nome de uma Senhora, neste caso a Senhora do Castelo, por aqui se encontrar antes um forte atacado e contra-atacado por alturas do puxa-empurra entre Cristãos e Muçulmanos durante a Reconquista.

A Ermida e, sobretudo, a imagem da Senhora que lá estava guardada, serviriam assim como amuletos protectores do castelo e dos ataques de que ele fosse vítima, como comprova a lenda que versa acerca de um pedido de Benavente às gente de Coruche para que lhes emprestassem a imagem da Senhora numa de terem boa fortuna nas batalhas contra os mouros.

No fundo estas imagens funcionam como os antigos berrões, estátuas ou figuras que concentram em si todo um colectivo – uma cultura que se condensa em símbolos.

Mapa e Coordenadas de GPS: lat=38.958938 ; lon=38.958938

Comentários

(263 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.

Deixar um comentário...