Castelo de Alvito

Antes fortificação, o Castelo de Alvito é agora pousada, desde 1993, e é assim que é preciso promover os activos arquitectónicos portugueses, virar o património para o serviço às pessoas que o querem viver por dentro.

Não é dos castelos mais divulgados do país, mas desenganem-se quanto à sua importância. Estamos perante um monumento de escala nacional, mandado erguer, por ordem régia, nos finais do século XV.

De forma quadrangular, com torre de menagem num dos lados do claustro que se forma no seu interior, teve uma função primária de defesa, elevando-se acima de uma pequena ondulação no solo, cerca de trinta quilómetros a noroeste da cidade de Beja, e servia claramente como tampão aos ataques a esta capital de distrito. Servia, ou antes, serviria, já que não houve, que se saiba, qualquer intervenção directa sua em campanhas de guerra seja contra quem for, excepto contra nós próprios, quando a ala Liberal, durante a guerra civil, o atacou.

Apesar da sua comprovada função militar, sofre de um bom desvario decorativo, tendo uma aparência apalaçada, como se de um Paço se tratasse. As torres com aspecto cilíndrico que vemos nos cantos das muralhas lembram um pouco as que se encontram no simbólico Castelo de Evoramonte.

Nas janelas e portadas, descobrem-se parecenças com maneirismos árabes, por um lado, e manuelinos, por outro. Todas elas de uma amplitude estranha ao funcionalismo militar, o que reforça a ideia de se tratar de um castelo-vivenda, servindo mais o propósito domiciliário do que outra coisa qualquer.

É junto a ele que a vila comemora, em Junho, a Festa do Barão, uma variante das feiras medievais tão em voga hoje (demasiado em voga, digo eu, sabendo que algumas não têm qualquer fundamento histórico ou ocasião festiva), embora aqui remontando a um período mais tardio.

Mapa e Coordenadas de GPS: lat=38.257898 ; lon=-7.992151

This slideshow requires JavaScript.

Comentários

(287 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.