Casa da Pedra

A Casa da Pedra, ou conhecida por outros como Casa do Penedo, situa-se em Fafe, e é um insólito exemplo arquitectónico em Portugal, embora não assim tão raro quanto isso para quem conhece bem o país – podemos ver exemplos de casas que se moldam às circunstâncias do terreno em várias vilas portuguesas, do Gerês à Beira Baixa, sendo a vila de Monsanto pródiga neste tipo de apartamentos. Está encaixada entre duas grandes rochas que lhe servem de amparo e de parede. Aproveite-se para dar atenção às janelas, que estas são uma delícia, toscas, como que saídas de um filme.

Estamos realmente perante uma casa no sentido mais imediato do termo: tem dono e família. Conta com mais de quarenta anos e foi pensada pela família Rodrigues, que hoje já se habituou a ter visitas do lado de fora a fotografarem tal objecto.

Associam-na aos Flinstones, os desenhos animados que deram filme, que relatavam aos miúdos os hábitos comuns da idade da pedra.

Vítima da sua originalidade, a Casa da Pedra é hoje afamada, e podemos encontrar referências a ela em variados sites internacionais, e mesmo em rankings que posicionam extravagâncias do mundo.

Mapa e Coordenadas de GPS: lat=41.488153 ; lon=-8.067547

Comentários

(287 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.

Deixar um comentário...