Casa Cabrilho

Apesar de se querer um espaço de informação, o Portugal Num Mapa pode, e deve, ter alguma alma também, e é isso que me leva a escrever sobre a Casa Cabrilho, sítio que me abrigou durante duas ou três horas numa chuvosa tarde de Novembro, no Gerês. No ano de 2012 escrevi um texto sobre um caminho que fiz de Montalegre até Vieira do Minho, parte de um projecto ao qual chamei de Qual Crise?. Choviam baldes do céu e terminei num acolhedor espaço na primeira aldeia que me veio à roda, onde aproveitei para me aquecer à custa de licores de singeverga.

Na altura, tive de fazer acertos de texto (vulgo, cortes) e não falei de tal sítio. Presto agora toda a minha atenção a esta pequena casa, cujo blog pode ser aqui lido, situada na aldeia de Lapela de Cabril, e uma verdadeira manta para tardes de mau tempo.

A Casa Cabrilho é um bar e um restaurante e uma pousada, mas é acima de tudo um sítio histórico: a antiga moradia do navegador João Rodrigues Cabrilho, a quem se atribui a primeira investida marítima europeia na Califórnia, ao serviço do rei de Espanha – razão pela qual é conhecido nos Estados Unidos por Juan e não João. É a típica casa minhota, simples, robusta, e de granito. Conta com uma lareira na parte da sala, a poucos metros de um balcão que serve licores e aguardentes que aquecem o interior dos corpos quando as formações das geadas minhotas chegam para ficar, até as temperaturas de Abril ou Maio as interromperem. Do outro lado da fogueira, sempre necessária nos meses de Inverno, está a janela de onde controlamos a chuva, ou, em casos menos frequentes mas não assim tão raros, a neve.

Lá passam ciclistas e caminhantes, ou à procura de dormida, ou à procura daquilo que eu procurava, um abrigo. Se houver essa oportunidade, não deixem de a espreitar. É uma excelente introdução a uma parte do parque natural menos explorada. Uma que fica virada para a terra, de costas para o mar. Da Casa Cabrilho até Montalegre estamos no lado austero do Gerês. O Gerês transmontano.

Coordenadas de GPS: lat=41.748415 ; lon=-7.993711

Comentários

(274 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.

Deixar um comentário...