Cartuchos de Amêndoa

Os Cartuchos de Amêndoa são um doce tradicional do concelho da Sertã, mais concretamente de uma das suas freguesias encostada ao belo Zêzere: Cernache do Bonjardim.

Um canudo que vem das ribas do Zêzere pode ser comprado em vários restaurantes e cafés da Sertã

Um gelado de ovos

A Sertã tem muito a dar à gastronomia nacional. Do óbvio maranho, uma delícia pontuada com hortelã, ao bucho, a esta preciosidade da doçaria portuguesa, que pode ser comprada em vários cafés da zona e servida em diversos restaurantes sertaginenses.

De facto, aquele formato abolachado faz-nos sentir como se tivéssemos um Cornetto na mão, passe a publicidade.

É uma bolacha pequena, com um dedo de altura, aberta por cima para ser recheada de doce de ovo, de certa forma parecido com o dos famosos ovos moles de Aveiro, embora leve a amêndoa que lhe dá o título.

Receita dos Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim

Bem simples.

Como deverá ser evidente de entender, há duas receitas aqui, que se juntarão no fim – a do cartucho propriamente dito, e a do recheio.

Comecemos pela base, ou seja, pelo pequeno cone que irá ser preenchido, mais tarde, com o doce de ovos. Para cada 400 gramas de farinha juntam-se quatro ovos e cerca de 100 gramas de manteiga. A farinha deve ser amassada com a manteiga já em estado líquido e misturando os ovos, um por um. Quando a mescla estiver já bem consistente, estica-se a massa com um rolo e cortamos em quadrados. Pegamos em formas cónicas, e forramos com a massa dando, com ovo batido, uma de mão na parte exterior de cada cone, pontuando ainda com amêndoa previamente moída. Colocamos os cones num tabuleiro a aquecer no forno, aproximadamente 15 minutos, à temperatura de 180º.

Quanto ao recheio de gema de ovo, devemos começar por ferver açúcar em água até bater no ponto de espadana (4 decilitros de água para 300 gramas de açúcar). Depois de retirar a água da fervura, mexemos à temperatural natural com as gemas (12 gemas, para as quantidades faladas) já introduzidas. Juntam-se cerca de 50 gramas de amêndoa ralada, devendo o composto ser fervido novamente em lume brando até o recheio ficar suficientemente denso.

E por fim, retirados os cartuchos do forno, pegamos no doce de ovos e enchemo-los como se fossem copos.

Onde ficar

O excelente Convento da Sertã Hotel e o restaurante que lhe está anexo, o Ponte Velha, que além de um bom maranho e bucho como entradas, dispõe de Cartuchos de Amêndoa à sobremesa. Mesmo em frente ao hotel, no Jardim da Carvalha, uma feira regular é montada, onde também se poderão comprar Cartuchos em caixas de meia ou uma dúzia.

Para outros hotéis na Sertã, ver aqui.

Comentários

(305 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.