Capela de São Frutuoso

A Capela de São Frutuoso é um exemplo, em pequeno, de muitas outras obras que podemos ver na Espanha asturiana, em grande.

Trata-se de um templo de arquitectura ímpar, cujas primeiras pedras começaram a formar paredes com a imponência do granito, construído na simplicidade da cruz grega, de inspiração bizantina e possível origem visigótica. Encontra-se em posição injustamente humilde, encaixada no meio do Convento de São Francisco, em Braga. Dão-lhe o nome de um santo – já saberemos porquê -, e conta com uma irmã gémea bem longe do Minho: em Itália, o mausoléu de Galla Placidia é um espelho acastanhado da de cá (ver foto em baixo).

Em Roma, um espelho da Capela de São FrutuosoAlguns acreditam ser este o sepulcro de São Frutuoso, bispo de Braga, nascido em Astorga e fundador de vários monumentos religiosos, muitos dos quais sobreviventes até à era moderna. Fará especial sentido, tendo em conta a importância da cidade de Braga na altura, e a sua intervenção, juntamente com Dume, na cristianização do norte peninsular. Contudo, investigações recentes apontam-no como uma construção mais tardia, por alturas da Reconquista, quando o culto de São Frutuoso ganhou nova vitalidade como resposta cristã à ameaça sarracena.

O debate sobre qual o verdadeiro princípio da capela mantém-se aceso, e não há, para já, nada certo – havendo sempre a hipótese de se tratar de uma obra do século VII reformada no século IX ou X.

O destaque, para quem a vê de fora, é a torre que se encontra no cruzeiro, com mais um andar do que os seus quatro membros que de lá parecem sair. Nestes, as fachadas desenham arcos cegos, encimados por voltas perfeitas ou triangulares, a intercalarem. No entanto, esta simetria limpa que notamos no exterior, esvai-se quando entramos: no interior os arcos viram ferradura, e os capitéis das colunas já arriscam decoração, numa alusão arabesca que mostra bem a flexibilidade que alguma classe cristã tinha para com traços característicos de quem era considerada, à altura, a religião inimiga.

Mapa e Coordenadas de GPS: lat=41.560345 ; lon=-8.438798

Comentários

(287 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.