Azenhas do Mar

by | 17 Nov, 2015 | Aldeias, Estremadura, Lugares, Povoações, Províncias

Monumentos

Natureza

Povoações

Festas

Tradições

Lendas

Insólito

Antes era conhecida pelo número de azenhas – algumas ainda à vista de todos – que por ali existiam, numa de aproveitar a força das águas que ali batem, estando assim explicado o nome por que é conhecido hoje: Azenhas do Mar. Agora que a energia já não tem de ser feita de forma tão artesanal, a aldeia transformou-se num dos mais célebres postais turísticos portugueses, sobretudo nas fotografias tiradas do miradouro que existe na parte sul, de onde temos vista privilegiada para uma cascata de casario caiado que desemboca no Atlântico, segurado por uma alta arriba em forma de concha.

Um coliseu virado para o mar

Estamos já na ponta norte do Parque Natural de Sintra. Ou seja, para quem vem das marginais que se prolongam de Lisboa até Cascais, já deixámos para trás vários poisos obrigatórios: as ventanias da Praia do Guincho, os mistérios do Cabo da Roca, a difícil e escondida Praia da Ursa, a pedregosa Praia da Adraga, e a amplitude magnífica da Praia Grande… Daqui para a frente (entenda-se: para norte), já só temos o Magoito e a Vigia e a de São Julião, e o parque encerra portas por aí.

Mas nas Azenhas o que espanta não será tanto a praia. Essa também existe, de vez em quando, quando a maré vem atrás e o permite. Quando cheia, cobre o areal, deixando apenas a piscina natural a descoberto.

O que espanta, dizia, é a singularidade daquele anfiteatro de casas que se ergue como pode, e só poderia da maneira que vemos, colado à rocha, pedra a pedra, quase em risco de desmoronar. No seu sopé corre um pequeno ribeiro que é no fim manipulado por uma das azenhas sobreviventes, antes de chegar ao mar. Os caminhos por lá fazem-se maioritariamente através de escadas, porque assim tem de ser, qualquer outra via teria forte combate com a inclinação a pique que aqui se faz sentir.

As Azenhas do Mar não se limitam àquele enquadramento que a Natureza escavou e onde o homem, geometricamente, se deixou encaixar. Vai para lá disso, mas essa outra parte tem menos que se lhe diga. Na verdade, parece que o resto das Azenhas são expansões concêntricas feitas à volta deste seu núcleo máximo. Vivendas que, por falta de espaço, se espalharam pela falésia quando esta se torna mais estável.

Seria de estranhar passarmos por sítio sintrense sem dar um aconchego ao lado misterioso da coisa. Pois cá vamos. Nas Azenhas do Mar, é conhecida a vivenda que dá pelo nome de Casal das Três Marias, casa assombrada onde viviam as tais três Marias e a sua mãe, essa uma pessoa estranha que trouxe um espírito para a casa e que, contam os mais medrosos, ainda hoje está na origem de certos ruídos estranhos vindos de lá.

A praia das Azenhas do Mar

Praia das Azenhas do Mar

Sintra – o que fazer, onde comer, onde dormir

O concelho de Sintra é dos poucos em Portugal onde temos uma colectânea de quase todas as paisagens possíveis do país - há campo (como em Colares e as suas particulares vinhas), há vilas históricas (como a própria vila de Sintra), há praias (e tantas são elas, como a Praia Grande, a da Ursa, a das Maçãs, a da Adraga, a do Magoito, a de São Julião ou a das Azenhas do Mar, entre muitas outras), há promontórios (como esquecer o mítico Cabo da Roca?), há serra (com todos os seus altos, da Peninha ao cume sintrense do Castelo dos Mouros), e há urbe (já entrando nos pólos suburbanos de Lisboa, como Mem Martins).

As dormidas que se recomendam dependem, por isso, de qual o objectivo da visita. Sendo também evidente que por se escolher um sítio perto da costa não significa de todo que não se possa ter um passeio cultural ou uma caminhada serrana - está tudo ali à mão.

Ainda assim, e por partes: para estarmos perto do centro histórico da vila, recomenda-se a Casa da Estefânea Boutique Bed and Breakfast e o Sintra Bliss Hotel (colada à Estação de Comboios de Sintra); para um registo mais bucólico, temos a Eugaria Country House by Lost Lisbon e a aristocrática Quinta de São Tadeu; para destino balnear, salientam-se algumas casas que podem ser alugadas, como a Sintra Maçãs Beach House (com dois quartos e junto à praia homónima) e o belo chalet O Amorzinho Sintra Praia.

Veja em baixo mais ofertas em Sintra:

Mapa

Coordenadas de GPS: lat=38.840709 ; lon=-9.461887