Árvore de Natal de Viana do Castelo

Em Viana, ou Biána como muito carinhosamente as gentes do sul gostam de a chamar, a coisa faz-se de outra forma. A Árvore de Natal de Viana sabe melhor. Por muitas razões, mas mais que tudo por ser uma árvore verdadeira, unindo assim o homem à natureza – como se quer de um símbolo tão pagão como este é, em contraste com o presépio, de cariz cristão.

A maior árvore natural da Europa

Todos os anos, normalmente na Sexta-Feira anterior ao feriado da Imaculada Conceição, uma Araucária Excelsa centenária e com meia centena de metros de altura é decorada com bolas, estrelas, e luzes – tudo em muito, a menos que os anos sejam de contenção.

A preparação é feita uns bons dias antes, habitualmente por dois rapazes que, aparentemente, gostam de viver no limite – e valha-lhes a inconsciência porque toda a cidade de Viana do Castelo agradece.

Se ano após ano discutimos qual a maior árvore de Natal do país, estando esta sempre a mudar de concelho para concelho, e sabendo de antemão que é irremediavelmente artificial, esquecemo-nos de perguntar qual a maior árvore de Natal a sério, isto é, natural. O município vianense alegra-se em dizer que é esta – e não só a maior de Portugal, mas até a maior da Europa.

Uma coisa é certa: nunca muda, e todos os anos sabemos onde ela está – até já virou património de interesse público. Situa-se bem próxima do elevador de Santa Luzia, numa esquina da Avenida 25 de Abril com a Rua Doutor Tiago de Almeida.

O costume começou nos finais do séxulo XX e dura até agora.

Onde ficar

Na margem esquerda do Rio Lima, do lado oposto à Viana histórica e bem perto da Praia do Cabedelo, o Hotel FeelViana é um dos mais cobiçados do distrito.

Já no lado norte, entre a Citânia de Santa Luzia e a Igreja com o mesmo nome – o monumento mor de Viana do Castelo -, encontra-se a muito bonita Pousada de Viana do Castelo, remodelada do antigo Hotel de Santa Luzia, contando com uma das melhores vistas sobre a cidade.

Numa de poupança, há a Pousada da Juventude, imediatamente a Este da ponte, mas bem à beira do Lima.

Mapa e Coordenadas de GPS: lat=41.69711 ; lon=-8.82935

Comentários

(295 Posts)

Um tipo que não desiste de dar a conhecer aos portugueses um país que eles mal conhecem: Portugal.