3 EVENTOS TRADICIONAIS A IR EM SETEMBRO

Setembro não é apenas a rentrée da política, do ano lectivo e dos jogos da bola. Em Portugal, muitas feiras e festas guardam data neste mês, em jeito de despedida anual do Verão que aí finda. Para quem ainda tem energia para gastar depois do querido mês de Agosto, seguem três boas formas de diversão no antigo sétimo mês do ano – duas lá para cima, e uma no além Tejo.

  1. Feiras Novas de Ponte de Lima
  2. Festa do Caldo de Quintandona
  3. Romaria de São Mateus

Feiras Novas de Ponte de Lima


Um dos grandes eventos do noroeste português

As Feiras Novas de Ponte de Lima explodiram na passada década – quando todo o país, inclusivamente nas distantes cidades do sul, passou a migrar para estas paragens quando o segundo fim de semana de Setembro chegava.

Com garraiadas, cabeçudos, Zés Pereiras, é uma das grandes festas do Minho, talvez só ultrapassada pela Romaria da Senhora da Agonia no mês anterior.

No ano de 2017, as Feiras Novas dão-se de 8 a 11 de Setembro.

Saiba Mais Aqui


Festa do Caldo de Quintandona


Sopas e música pode ser um bom resumo da Festa do Caldo na aldeia de Quintandona

Uma festa de sopas como nenhuma outra no país. Às portas da cidade do Porto, uma terra que quase ignora o granito e se entrega descaradamente ao calor do xisto chama-nos para o baile. A nível musical, o cartaz é, habitualmente, muito bom. E há gaiteiros e Queimas da Velha e corridas de porcos. E uma aldeia a abarrotar de folia.

Este ano, é entre 15 e 17 de Setembro.

Saiba Mais Aqui


Romaria de São Mateus


As festas de dicadas a São Mateus acontecem em Elvas, numa mobilização pouco frequente nas províncias do sul

Depois de duas recomendações a norte, temos agora a representante sulista nesta pequena lista, de carácter mais religioso mas sem pôr de lado a profanidade – a Romaria de São Mateus ou, como outros lhe chamam, as Festas de São Mateus. Romeiros montam-se em pequenas carroças, puxadas por burros ou cavalos, e rumam até Elvas, onde é esperada a Procissão dos Pendões.

O programa completo de festas, com concertos incluídos, dura mais de uma semana, e vai de 20 a 29 de Setembro.

Saiba Mais Aqui